As Fases do Sonho

O sonho é uma atividade diária na que se produz uma alteração no nosso estado de consciência deixando de perceber o mundo que nos rodeia e ativando-se uma série de processos que são essenciais para manter-nos saudáveis.

Ao contrário do que podemos pensar o sonho é um processo em onde o nosso corpo e cérebro se mantêm  ativos atravessando várias fases.

As ondas cerebrais mudam notavelmente enquanto dormimos sendo a fase que se denomina Não REM (Não Rapid Eye Movement ou sem movimento rápido dos olhos), na que acontecemos o 80% do tempo que dormimos, onde se vão altercando os ciclos.

Fases do Sonho

Durante o tempo no que descansamos atravessamos várias fases ou estádios de sonho que se sucedem com um patrão repetido ao longo de  quatro ou seis ciclos durante a noite.

  • Fase I: Nesta fase o sonho é leviano, e ainda se percebem todos os estímulos que nos rodeiam e é fácil acordar-se. Durante esta fase, o sonho não é reparador e o tom muscular começa a diminuir. Representa aproximadamente o 5% do tempo total do sonho.
  • Fase II: Diminuem tanto o ritmo cardíaco como o respiratório. Se produz um relaxamento muscular que conduz à inconsciência e se produz um bloqueio da perceção sensorial e informação exterior o que ajuda à conduta de dormir. O sonho é parcialmente reparador e o tom muscular é ainda menor. Representa aproximadamente o 50% do tempo total do sonho .
  • Fase III: Esta fase é importante para o descanso do indivíduo uma vez que o bloqueio sensorial se faz mais intenso e o sonho é mais profundo. Se nos levantassem durante esta fase, sofreríamos desorientação e confusão. As fases 3 e 4 são similares. Se denominam sonho de ondas lentas (slow wave sleep) pela amplitude das ondas numa polisomnografía, a maneira de analisar o sonho de uma pessoa. A diferença da fase 3 e a 4
  • Fase IV: É a fase na que o sonho é mais profundo e reparador. Durante este período de descanso, o tom muscular é muito menor que nas anteriores fases pelo que se consegue a restauração física e psíquica do organismo. É comum o sonho leve a base de imagens, luzes ou figuras vagas, mas nunca a base de histórias.

Além disso esta fase é importante porque é quando se produz o hormônio do crescimento , essencial para o desenvolvimento completo dos meninos e os desportistas, bem como para a reparação de tecidos. Representa aproximadamente o 5% do tempo total do sonho.

Diferenças entre a fase Não REM e REM

A principal diferença que existe entre estas duas fases é o aparecimento dos movimentos rápidos dos olhos , que acontecem durante a fase REM (rapid eye movement). Uma noite típica pode ser de 75% sonho Não REM e 25% sonho REM.

A fase Não REM acostuma aparecer antes da fase REM, se caracteriza pela profundidade progressiva do sonho e se divide em quatro estados (I-IV). Todos os períodos se acostumam repetir durante a noite. Se tomamos uma faixa de 7 a 8 horas de sonho, se repetirá este ciclo entre 4 e 6 vezes, durando uns 90 minutos de meia.

O sonho Não REM acostuma concentrar-se no primeiro trecho do descanso enquanto que a fase de sonho REM, onde se produz uma grande atividade cerebral, aparece ao final deste, ocupando o 20% do sonho do adulto.

Em Pikolin somos conscientes das muitas tarefas que realiza o nosso organismo enquanto descansamos. Para além da atividade cerebral, existem umas “tarefas de manutenção” que complementam a reparação total do nosso corpo para poder levantar-nos perfeitamente e enfrentar o dia no melhor estado físico e psíquico.