Dicas para um descanso mais fácil

Como adormecer rapidamente: Passos

Aconteceu a todos nós. No dia seguinte, temos de nos levantar cedo e, no entanto, temos andado a atirar e a virar na cama durante horas a tentar adormecer, sem sucesso. Depois a ansiedade começa a multiplicar-se e a adormecer torna-se mais difícil a cada minuto. É uma situação desconfortável, mesmo desesperada e, se for habitual, pode ter consequências para a nossa saúde, tanto física como mental.

A boa notícia é que a insónia, na maioria dos casos, tem uma solução. E neste post partilhamos consigo algumas directrizes para tornar o adormecimento muito mais fácil.

PORQUE NÃO CONSIGO DORMIR?

O primeiro passo para acabar com a insónia é identificar a sua causa, pelo que o encorajamos a reflectir e a descobrir que fatores podem estar a influenciar negativamente o seu descanso. As principais causas de insónias são:

  1. Stress e ansiedade. Ter uma mente relaxada é essencial quando se trata de adormecer. Estar cheio de preocupações não só tornará difícil adormecer, também pode causar despertar durante a noite e reduzir a qualidade do descanso em geral.
  2. Viagens e jet lag. As viagens, especialmente se forem longas e para lugares com um fuso horário diferente, podem alterar o nosso ciclo do sono e dificultar o adormecimento.
  3. Consumo de cafeína, nicotina ou álcool, especialmente antes de se deitar. Estes são estimulantes e, portanto, tendem a manter-nos acordados.
  4. Comer grandes refeições antes de ir dormir. Se o fizermos, poderemos não só ter uma sensação desconfortável de peso que nos impede de dormir, mas mesmo que consigamos dormir, a qualidade do nosso sono diminuirá, uma vez que o nosso corpo estará ocupado com a digestão.
  5. Má higiene do sono. Bons hábitos antes de dormir, assim como um quarto devidamente preparado para o descanso, são essenciais. Não praticar desporto ou comer refeições pesadas antes de ir dormir, por exemplo. Não ler ou utilizar ecrãs nos 30 minutos anteriores.
  6. Doenças. Um grande número de doenças está relacionado com distúrbios do sono.
  7. Medicamentos. Alguns medicamentos podem tornar difícil o sono. Verifique o folheto informativo ou pergunte ao seu médico se algum dos medicamentos que está a tomar pode ser a causa da sua insónia.
  8. Envelhecimento. A idade pode afetar o sono e o descanso de algumas pessoas.

Em qualquer caso, encorajamo-lo, se sofrer de insónia habitual, a consultar o seu médico para o ajudar a encontrar a causa e a solução. Uma boa noite de sono é essencial para uma vida saudável.

Mujer intenta dormir sobre la cama
A mulher tenta dormir na cama

COMO É QUE SE CONSEGUE DORMIR SE NÃO SE TEM SONO?

Se não tiver sono e precisar de ir dormir, terá de tentar “enganar” o seu cérebro para acreditar que precisa realmente de descansar. Para o fazer, tenha em mente que a hora ou hora e meia antes de tentar adormecer é crucial.

Durante este período de tempo, a sua tarefa é realizar um ritual relaxante que o levará a um tal estado de paz que o seu cérebro naturalmente quer que durma e descanse. Para tal, deve evitar qualquer actividade que coloque o seu corpo em alerta, e isto inclui: evitar comer uma grande refeição, utilizar qualquer tipo de ecrã (especialmente durante a meia hora antes de se deitar), e fazer exercício ou participar em actividades que estimulem o seu cérebro, tais como a leitura.

Em vez disso, deve tentar instalar-se no seu quarto, pôr-se confortável, reduzir a intensidade da luz no quarto (a luz brilhante só o acordará) e beber um copo de leite morno ou um chá de ervas calmante. Se desejar, pode também fazer uma pequena meditação guiada para induzir o sonoe não se esqueça de ir à casa de banho! Assim, não sentirá a necessidade de ir assim que estiver à deriva para dormir.

Habitación apacible para el descanso
Quarto em cores neutras, com decoração simples e relaxante.

COMO ADORMECER RAPIDAMENTE EM 1 MINUTO?

Todos conhecemos o “método de contagem de ovelhas” para dormir mais depressa, e é algo que se pode tentar, desde que se sinta que é uma atividade relaxante para si.

Mas vamos partilhar consigo outra forma que poderá tentar, desenvolvida pelo médico americano Andrew Weill. É o “método 4-7-8”, baseado na respiração, que promete fazer-te dormir em cerca de 1 minuto. Aqui estão os passos a seguir:

  • Relaxe todo o seu corpo, certificando-se de que os seus lábios e pálpebras estão fechados e sem tensão.
  • Inspire silenciosamente pelo nariz durante 4 segundos.
  • Sustenha a respiração por mais 7.
  • Expirar durante 8 segundos.
  • Repetir todo o processo 4 vezes, e tentar fazê-lo sem pensar, tão relaxado quanto possível.

Cama con vela y revistas de decoración
Cama com vela e revistas decorativas

COMO DORMIR NATURALMENTE RÁPIDO?

Em geral, para evitar problemas de insónia no seu dia-a-dia, o mais importante é ter bons hábitos de higiene do sono. Faça uma dieta saudável, faça exercício regularmente e durante o dia, vá sempre para a cama e levante-se ao mesmo tempo (na medida do possível), mantenha o seu quarto arrumado e limpo, use a sua cama apenas para dormir, e tome um chá de ervas calmante (flor de lima, valeriana…) antes de ir dormir.

E, como recomendação adicional, se vir que está a tentar adormecer há muito tempo, não consegue adormecer e está a ficar desesperado, saia da cama. Ir para outra sala, sentar-se no escuro e fazer alguns exercícios de relaxamento. Quando senti que a ansiedade diminuía, volte para a cama e tente adormecer novamente.

Las infusiones antes de dormir pueden contribuir a un sueño rápido
As infusões antes de dormir podem contribuir para uma rápida noite de sono