Dormir nas noites estivais

A temperatura ideal para dormir está entre os 18 e os 22 graus, segundo indicam os especialistas em sonho, mas nas últimas noites se superaram amplamente estas temperaturas em toda Espanha, o que ocasiona problemas de sonho, inclusive em pessoas que nunca tiveram dificuldades para dormir.

As altas temperaturas alteram o sonho. Desde o Instituto de Investigações do Sonho se explica alegando que diminuem a sua eficácia e qualidade e que o fragmentam provocando numerosos despertares, uma vez que à medida que aumenta a temperatura no ambiente, a duração dos ciclos do sonho é mais curta.

Os hábitos alimentícios e de higiene do sonho se desordenam durante o verão

Além disso, se aponta que para dormir é necessário que desça a temperatura corporal, pois induz o sonho. Em verão se atrasa esse descenso devido ao calor e, por isso, custa mais ficar dormido no início da noite.

Por outra parte, se assinala que o sonho está diretamente relacionado com a secreção de Melatonina, uma substância que se libera no cérebro em condições de escuridão e que induz a dormir. Em verão, ao haver mais horas de luz e ao adiar a hora de deitar-se, a melatonina que se produz começa a segregar-se mais tarde, o que dificulta a conciliação do sonho e provoca um aumento da insônia.

Finalmente, desde o Instituto de Investigações do Sonho identifica outras volúveis importantes que alteram o sonho durante o verão e que são os hábitos alimentícios e de higiene de sonho. Ambos se desordenam durante a época estival, uma vez que, geralmente, e sobre tudo no período de férias, se come e se bebe mais do ordinário e, em alguns casos, se adormecem sestas muitas compridas e a horas intempestivas. Também é habitual deitar-se e levantar-se mais tarde, o que modifica os ritmos circadianos de vigília e sonho.

Por todo isso, cabe concluir que é mais difícil colar olho em verão que em inverno, bem como dormir de um puxão, fundamentalmente nas noites estivais mais calorosas. Não obstante, continuar alguns conselhos pode ajudar a facilitar o descanso, embora, ao final, como bem comenta a psicóloga do insituto, cada um deve adotar as suas próprias estratégias para procurar conciliar o sonho e comprovar que é o que mais funciona.

Fosse nervos

Desde oInstituto de Investigações do Sonho, se insiste na importância de não pôr-se nervoso, nem agoniar-se ao não conciliar o sonho, uma vez que o calor não vai a durar sempre, mas, por outro lado, os problemas de insônia se podem perpetuar-se no tempo.

Ar condicionado ou ventoinha?

É preciso evitar as correntes diretas de ar durante a noite, de maneira que combina que a ventoinha não se oriente para a cama. O ar condicionado ressecado em excesso o ambiente e pode prejudicar às vias respiratórias.

Conselhos saudáveis

  • Molhar-se as bonecas e a nuca. É muito bom truque para levar-lo a cabo antes de deitar-se e manter-se fresco durante maior tempo e poder assim conciliar o sonho.
  • Não deitar-se sestas muito compridas. A sesta é muito reparadora e recomendável, mas é melhor que seja curtas e não supere os 20 minutos, para que não se entre num sonho profundo
  • Não abusar das bebidas alcoholicas. Em verão se tende a abusar das bebidas excitantes, mas são prejudiciais para o sonho, pelo que é preciso tentar evitar-las.
  • Evitar comidas copiosas. Não é recomendável ingerir proteínas ou comida muito pesada antes de deitar-se.
  • Manter um ritmo regular. É preciso procurar deitar-se e levantar-se à mesma hora, para regular o ciclo de vigília e sonho.