Os riscos (e benefícios) da manta eléctrica

O calor é um dos nossos maiores aliados em sentir-se bem. Isto porque tem a capacidade de nos confortar e relaxar, mas é também muito eficaz contra o desconforto muscular e a dor em geral. Por esta razão, existem inúmeras práticas e tratamentos à nossa volta que o têm como protagonista, tais como saunas, banhos turcos, banhos de areia quente ou banhos de ar seco.

Em casa, é também comum ter pacotes de calor para aliviar, por exemplo, dores menstruais, ou cobertores eléctricos para aliviar a dor localizada. Sabe exactamente para que são usados e como são usados? Conhece os seus prós e contras?

Se quer dormir tranquilamente mas não sabe qual é a melhor cama para si, nós podemos aconselhá-lo!

O QUE DEVO TER EM CONTA SE DORMIR COM UMA MANTA ELÉTRICA?

Os cobertores eléctricos ou térmicos são pequenos aparelhos eléctricos constituídos por um cobertor com um aquecedor eléctrico no interior. São uma grande opção para aliviar certas dores e dores localizadas do conforto da sua cama ou sofá, mas para tirar realmente partido dos seus benefícios, é necessário saber quando e como utilizá-los.

BENEFÍCIOS DA MANTA ELÉTRICA

O calor do cobertor eléctrico aplicado à superfície do corpo pode trazer grandes benefícios: redução da dor, redução da acumulação de fluidos numa determinada área, aumento do fluxo sanguíneo promovendo a cura, relaxamento dos músculos, tendões e cartilagem, ou amolecimento e desinflamação das articulações.

Mulher sentada num sofá enquanto usa o seu computador
Mulher sentada num sofá enquanto usa o seu computador

RISCOS DA MANTA ELÉTRICA

No entanto, o cobertor eléctrico não é recomendado para todos os tipos de dor. Na realidade, muitos problemas físicos são tratados com frio em vez de calor. Por exemplo, é aconselhável aplicar frio em casos recentes de traumas agudos, entorses, lacerações musculares, tendinites, contusões e hematomas. Isto porque quando o calor é aplicado, os vasos sanguíneos na área dilatam, alimentando uma inflamação existente e aumentando potencialmente a dor.

As pessoas com insuficiência circulatória, que estejam a tomar anticoagulantes ou que estejam grávidas, devem também ter cuidados especiais. Nestes casos, o sobreaquecimento do corpo pode ser perigoso, pelo que se recomenda sempre que consulte o seu médico antes de utilizar um cobertor eléctrico.

O calor é recomendado para lesões mais crónicas (mais de 3-4 dias de duração), tendinites crónicas, lesões musculares prolongadas, rigidez severa, contraturas musculares e espasmos, e rigidez articular.

Em qualquer caso, o cobertor eléctrico deve ser sempre utilizado sobre pele seca, evitando a aplicação prévia de cremes ou sprays. Isto reduz significativamente o risco de queimaduras. Não deve ser utilizado se o tecido estiver queimado, se o cabo estiver partido ou se emitir um cheiro anormal; estes são sinais de deterioração e podem também afectar a segurança do dispositivo. Também não deve ser dobrado, colocado debaixo de lençóis ou cobertores, utilizado com roupa molhada ou combinado com garrafas de água quente.

POR QUANTO TEMPO É ACONSELHÁVEL MANTER UMA MANTA ELÉTRICA LIGADA?

O cobertor eléctrico não se destina a ser utilizado durante longos períodos de tempo. Para beneficiar dele, é suficiente utilizá-lo entre 10 e 20 minutos. De facto, não se recomenda a sua utilização contínua durante mais de 30 minutos (se o utilizássemos durante horas, poderíamos sobreaquecer o corpo em excesso, o que não é muito aconselhável, especialmente para mulheres grávidas ou pessoas com insuficiência circulatória. Além disso, há um risco de queimaduras). Se quiser maximizar o seu efeito, pode utilizá-lo várias vezes ao dia, mas nunca por mais de meia hora de cada vez.

¿Cuánto tiempo usar manta eléctrica?
Mulher deitada num sofá

COMO SE COLOCA A MANTA ELÉTRICA NA CAMA?

Cada modelo de cobertor eléctrico é diferente, por isso é uma boa ideia verificar as instruções antes de começar a usar o seu. Desta forma pode tirar partido de todos os seus benefícios, certificar-se de que o utiliza em segurança e descobrir como mantê-lo sempre limpo.

Como regra geral, porém, devem ser colocadas directamente sobre a pele, e não devem ser colocadas debaixo de folhas ou em contacto com cobertores. Caso contrário, o cobertor eléctrico poderia sobreaquecer e a sua segurança poderia ser comprometida. Colocá-las em cima das folhas não é normalmente um problema.

Mulher sentada no seu sofá com o seu computador
Mulher sentada no seu sofá com o seu computador

COMO DEVE SER UTILIZADA A MANTA ELÉTRICA?

Em suma, quando sofremos de dor localizada, a utilização de um cobertor eléctrico para o aliviar é uma excelente opção, desde que seja utilizado por curtos períodos de tempo (aproximadamente 15 minutos), num local confortável e em contacto directo com a pele. Certifique-se de que utiliza sempre cobertores eléctricos de excelente qualidade, cujos materiais são gentis para a sua pele, resistentes e seguros. Tenha também especial cuidado com o cordão, pois se for danificado, o cobertor pode ficar danificado e, acima de tudo, pode haver problemas de segurança.

Manta eléctrica para dolores musculares
Mulher de costas, com dor na coluna cervical.