Se pode estar bêbedo de sonho?

Há pessoas que chegam ao trabalho sem saber como uma vez que se encontram desorientados após se ter levantado. Realizaram o trajeto estando bêbados de sonho. Esta situação pode estar produzida por diferentes transtornos do sonho. Pode resultar chocante mas há vários estudos que certificam esta situação.

A última investigação que analisou as bebedeiras de sonho a realizaram um grupo de investigadores de Stanford nos Estados Unidos. As caraterísticas destes episódios, cujo nome científico é acordar confuso, se resumem em que após um período de sonho, a pessoa não sabe nem a hora que é nem o lugar no que se encontra. Também pode levar aparelhadas reações violentas.

“O acordar confuso se produz quando te acordam de um sonho profundo e pode durar desde alguns segundos a minutos”, explica Maurice M. Ohayon, um dos autores da investigação que se publicou na revista Neurology.

Após avaliar telefonicamente os patrões do sonho de mais de dezanove mil estado-unidense, o equipa de investigadores coordenado pelo professor Ohayon determinou que um 15% dos indagados tinha sofrido um episódio de acordar confuso durante o último ano.

La borrachera de sueño afecta a las personas al levantarse

Motivos para estar bêbedo de sonho

Os motivos pelos que se pode produzir uma bebedeira de sonho são variados segundo esta investigação. No 70% dos casos está associado a transtornos do sonho mas também podem influir as desordens mentais ou o consumo de medicação psicotrópica como os antidepressivos.

A maior investigação sobre os despertares confusos teve como objeto de estudo a meninos dentre três e treze anos uma vez que são os mais afetados por estes episódios. Científicos da Universidade de Montreal certificaram que o 17% dos investigados sofria este transtorno.

O descanso é uma atividade vital fundamental durante a qual acontecem uma série de processos de recuperação. Desde Pikolin queremos transmitir a relevância do sonho e a sua relação com a saúde preventiva através da difusão de estudos e recomendações como a deste artigo.