Insônia. Que faz falta para dormir bem?

Todos podemos pensar que para poder dormir bem só faz falta uma coisa, ter vontades de dormir e ter uns bons colchões. E isto é certo, totalmente certo, mas só a meias. De facto ter sonho e uns bons colchões é só uma parte do que se precisa de para poder dormir bem.

Que faz falta para dormir bem? Esta é a pergunta se falamos de saúde e em concreto da saúde “do sonho “.

Porque existe uma alteração genética que provoca a temida “insônia”, um gene que por si só é capaz de fazer-nos acontecer as noites despertas.

A Dra.Amita Shegal, do Instituto Médico Howard Hughes Maryland, EE.UU, já demonstrou que as pessoas que padecem de insônia sofrem desta alteração genética, pelo que é muito importante conhecer quais são os seus efeitos no organismo, algum deles fatal, pelo que a atenção médica é fundamental para conhecer esta estranha anomalia genética e pôr-lhe remédio o mais rápido possível.

Os efeitos da insônia na saúde variam de acordo à intensidade do problema, não obstante se podem sintetizar na seguinte tábua:

Efeitos a nível pessoal.

  • Pouco nível de concentração
  • Diminuição do nível de qualidade de vida
  • Aumento no aparecimento de quadros depressivos e ansiedade

Efeitos a nível social.

  • Diminuição do rendimento do trabalho
  • Aumento na utilização do sistema de saúde

Combatir el insomnio

O 15% da população espanhola padece insônia, um sintoma que pode esconder patologias como o síndrome de apnéia do sonho

É perigoso porque, à parte da pausa respiratória, este síndrome tem consequências cardiovasculares, hipertensão, faz que o sangue seja mais espessa e pode provocar ictus, infarto de miocárdio ou arritmias“, explica a doutora Milagros Merino, secretária da Sociedade Espanhola do Sonho (SES).

Na atualidade, se estima que um 4% da população espanhola padece este síndrome.

Desde Pikolin não deixaremos nunca de insistir no importante que é descansar bem, atingir o sonho perfeito, equilibar o organismo com as horas de sonho necessário para recuperar as forças. Dormir bem, é bom para a saúde.

Pikolin