As grandes aventuras e o descanso

Existem grandes façanhas esportivas que para levar-las a cabo, o ser humano põe ao limite o seu organismo. Muitas delas acarretam uma redução drástica dos períodos de descanso.

A última destas aventuras é a de dar a volta ao mundo no primeiro avião propulsado com energia solar fotovoltaica, o Solar Impulsione 2. Em março descolou desde Abu Dabi nos Emirados Árabes e durante os próximos cinco meses estará viajando com uma série de paradas dedicadas ao descanso do piloto e o manutenção da aeronave.

Uma dos períodos que deverão realizar é a que transcorrerá entre a China e Hawái e na que durante cinco dias, o piloto deverá descansar em períodos reduzidos de vinte minutos.

Segundo a Kevin Morgan professor de psicologia do Centro do Sonho de Loughborough, na Inglaterra, o Reino Unido, o organismo precisa de pelo menos uma sesta de trinta minutos para que o corpo se recupere, e para que se cumpra um ciclo de sonho completo, noventa minutos.

O que lhe faz diferente a outro tipo de façanhas que se alongam igualmente no tempo é que esta vez, a tripulação está composta unicamente por um piloto. No caso do grupo do British Ocean Reunion, que pretendem atravessar o Oceano Atlântico a remo, utilizarão um sistema de descanso diferente. Se irão revezando em períodos de duas horas para que enquanto um reme o outro possa descansar.

Solar Impulse 2

Outros desafios

Quanto à aventura que realizou em solitário Ellen MacArthur no ano 2000, consistente em navegar em solitário ao redor do mundo , dormia cinco horas e meia ao dia, no que ela denominava “fatias de 20, 40 ou 70 minutos”.

O professor de medicina e endocrinologia da Universidade de Manchester, David Ray, afirma que o piloto do Solar Impulsione 2, experimentará o que se denomina “microsonhos”, ou também conhecidos como cabeçadas, ações muito perigosas quando se está manejando alguma maquinaria pesada ou conduzindo algum veículo.

“O risco que pode acontecer durante esses cinco dias é que durante esses cinco dias submetendo ao corpo à privação de sonho, o piloto cometa algum erro de pilotagem ou que o processo de toma de decisões não seja do todo bom” conclui Ray.

Quanto aos possíveis efeitos que se possam detectar a longo prazo   por este tipo de ações, o professor assegura que “num caso como esse, a pessoa se pode recuperar depois de um tempo, com umas quantas noites de sonho reparador. Mas acontecer por essa situação, não é nada agradável”.

Em Pikolin sabemos que o ser humano consegue aquilo que se propõe após esforço e trabalho. Todos estes desafios começam com um sonho, para isso, Pikolin desenvolveu os melhores equipas de descanso fruto de anos de investigação.