Como evitar as noites em vela

Transtorno. A insônia impede a recuperação que o corpo precisa de durante o descanso noturno e afeta ao rendimento.

Todos acontecemos alguma vez uma noite em vela sem poder conciliar o sonho, e acostuma lembrar-se como algo interminável. Se fala então de insônia. Este transtorno consiste na impossibilidade para iniciar ou manter o sonho.

Os seus sintomas são:

  • Dificuldade para ficar dormido na maioria das noites.
  • Sentir-se cansado ou ficar dormido durante o dia.
  • Não sentir-se renovado ao acordar.
  • Acordar várias vezes durante o sonho.

A insônia também varia no tempo que dura e a frequência na que acontece. A insônia pode ser a curto prazo (insônia aguda) ou pode durar por um comprido tempo (insônia crônica).

O problema é que vai associado a uma diminuição do rendimento laboral e inclusive a um aumento da taxa de acidentes e a uma maior propensão a padecer doenças, provocadas pela redução de energia e defesas.

A insônia é um dos transtornos do sonho mais comuns. Mais do 50% dos pacientes de atenção primária reconhecem haver-lo sofrido. Em definitiva, se estima que entre um 10 e um 15% da população adulta padece insônia crônica.

Estas alterações impedem a recuperação que o corpo precisa de durante o descanso noturno, podendo ocasionar sonolência diurna, baixa concentração e incapacidade para sentir-se ativo durante o dia.

Também é preciso ter em conta que a insônia pode ser um sintoma de outra doença. Embora este transtorno unicamente acostuma conceber-se como a dificuldade para iniciar o sonho, o certo é que pode aparecer de várias formas.

 

Tipos de insomnio.

Tipos de insônia.

Hay dos principalmente.

  • A chamada insônia primária se produz quando a causa que o provoca não se identifica facilmente ou não está associada a nenhuma outra doença. Entre estes transtornos se encontra o gerado, na maioria dos casos, por situações de stress. Outras causas habituais são:

O álcool a ansiedade ou o café.

O ‘jet-lag’ é outro exemplo que se produz quando o sonho é normal mas o sujeito apresenta dificuldade para ajustar-lo a uma nova faixa horária, como acontece após algumas viagens.

As pessoas que sofrem de insônia primária tendem a manter-se pensando em dormir o suficiente. Quanto mais tratam de dormir, maior é a sensação de frustração e angústia, e mais difícil se torna conciliar o sonho.

  • A insônia secundária, por outra parte, aparece como consequência de diferentes causas, tais como uma doença, um transtorno mental, o consumo de certas substâncias ou remédios.

Este tipo de insônia é um sintoma ou efeito secundário de algum outro problema. A depressão é a causa principal de insônia secundária. Se o médico e o paciente podem decifrar a doença subjacente, o seu tratamento é frequentemente mais produtivo que atacar a insônia diretamente.

A insônia associada a doenças psiquiátricas representa um 40% dos transtornos.