Não atrases o despertador!

Dei NÃO aos 5 “minutos mais”!

Pi, pi, pi, pi… Soa o alarme… Assim cada amanhã gerando um dos momentos mais incômodos do dia. Quando só queremos desfrutar de nosso Pikolin, algo nos avisa que começa outro dia cheio de obrigações e tarefas, mas… Confessa, és incapaz de abrir os olhos e pensas “5 minutos mais” e o seu despertador te o lembra.

A função, “snooze”, a oferecem todos os alarmes que levamos integradas no Smartphone. Com o simples gesto de deslocar uma seta, ou tocar um botão, o alarme se para e volta a soar 5 ou 10 minutos depois. Que o seu despertador te o ponha fácil, faz que este pequeno ato já seja generalizado e, no entanto, não sabemos que este não ajudará a sentir-nos menos cansados. Todo o contrário, este gesto está prejudicando a nossa saúde.

Por que não devemos atrasar o alarme?

Quando soa o alarme do móvel podemos estar numa fase de sonho profundo, o que supõe que para o nosso organismo seja mais custoso acordar-se que durante um sonho leve ou REM.

No entanto, ao optar pelo botão de “snooze”, voltamos a dar a ordem de dormir e o nosso corpo inicia um novo ciclo de sonho. Portanto, apesar de alguns minutos de sonho extra, o seguinte alarme volta a gerar um esforço extra ao nosso corpo. Não é a melhor forma de começar o dia verdade?

Estes transes geram o que cientificamente se denomina inércia do sonho , ou seja, um estado de sonolência que se produz durante as compridas sestas ou despertares abruptos. Os científicos asseguram que padecer este fenômeno de forma rotineira, afeta ao nosso cérebro: perdemos capacidade de reação, de toma de decisões e memória.

Como devemos acordar-nos?

Esforça-te. Tenta acordar, sabes que não há nenhum benefício em dormir esses cinco minutos mais. É difícil, uma vez que a função de atrasar o despertador sempre está aí desafiante.

Cuidar a higiene do seu sonho é a única maneira de acordar cada amanhã sem esforços. Se dormes o tempo suficiente e dispões do melhor equipa de descanso, o seu cérebro será o primeiro que te dirá que está satisfeito e não precisará de mais descanso.