Noite de descanso, dia com saúde

O correto descanso em quantidade e qualidade é fundamental tanto para os meninos como para os adultos.
Por isso, a Ordem Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid e Pikolin lançaram uma ‘Guia do descanso saudável’, com o objetivo de transladar diferentes recomendações básicas e pautas simples para melhorar o repouso e as horas de sonho.

Esta iniciativa se emoldura no convênio de colaboração assinado por ambas entidades, através do qual trabalham para desenvolver conjuntamente ações que promovam o descanso saudável. Para Pikolin, segundo declara a diretora de Comunicação, Ana Robledo, «uma noite de descanso é um dia com saúde», por isso, continua, «estamos totalmente envolvidos com campanhas de prevenção e conscientização como a do cancro de mama ou recentemente a da osteoporoses, doenças nas que a prevenção e deteção precoce é vital».

 « Uma noite de descanso é um dia com saúde.»

« Estamos totalmente envolvidos com campanhas de prevenção e conscientização como a do cancro de mama ou recentemente a da osteoporoses, doenças nas que a prevenção e deteção precoce é vital.»

Ana Robledo

Diretora de Comunicação de Pikolin

Além disso, afirma: «As campanhas que faz a Ordem Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid são um exemplo claro de involucración com a saúde preventiva, por isso estamos unidas ambas marcas».

Conselhos para um descanso saudável.

Entre os conselhos que se oferecem na guia, destaca que não se recomenda dormir boca abaixo, uma vez que a postura mais saudável é fazer-lo de lado e boca acima com um travesseiro que permita ter a cabeça em linha horizontal com o tronco. Além disso, aponta que, para descansar na cama, boca acima, as costas estará mais relaxada se se põe um pequeno coxim debaixo dos joelhos. Quanto ao número de horas de sonho recomendável, efeito variável segundo cada adulto, sendo a meia para um sonho reparador de 7 a 8 horas. No caso dos meninos, esta meia se situa entre as 9 e 10 horas, dependendo da idade. Isso sim, é importante manter um horário de sonho regular e repetido diariamente, tentando evitar que, em férias e os fins de semana, se altere muito esse ritmo de descanso.

Assim, se aconselha que os meninos durmam na sua própria cama e no seu quarto, geralmente, desde o ano ou o ano e meio. A sua cama, além disso, deve ser adequada ao seu tamanho e a uma altura que lhe permita subir e descer com plena autonomia e sem risco de caídas. Em relação às chaves que oferece a guia para obter um sonho de qualidade, lembra que as comidas copiosas são inimigas do bom descanso, que não é preciso deitar-se durante a digestão e que é preciso evitar as bebidas alcoólicas e fumar antes de dormir, para além de não ingerir bebidas estimulantes como chá ou café e manter um horário regular para levantar-se e deitar-se.

Respeitar os ritmos do corpo

Na Guia ‘do descanso saudável’, se indica que é importante respeitar os ritmos ditados pelo corpo, porque só o organismo determina as horas necessárias para recuperar-se. Portanto, se não atinge dormir, é aconselhável levantar-se em lugar de dar voltas na cama. Do mesmo modo, o número de horas de sonho adequado para um bom descanso difere em cada pessoa.Por outra parte, é conveniente desenvolver uns hábitos de descanso próprio, como ler, escutar música, tomar um banho ou uma ducha, etc. Continuar estes costumes, antes de dormir, ajuda a relaxar-se.


Por último, se aconselha qeu o quarto conte com um grau de umidade ideal, em torno do 60%, e que se mantenha a uma temperatura entre os 18 e os 20ºC. Igualmente, é preciso evitar a luz forte na estadia e os ruídos para propiciar um ambiente tranquilo e acolhedor e, portanto, favorecer o descanso.


O exercício moderado, um aliado

O exercício físico moderado ajuda a eliminar o stress acumulado durante a jornada e, por isso, contribui à melhoria do descanso. Se trata, no entanto, de uma atividade quepode resultar excitante e, em consequência, se recomenda que se realize pelo menos duas horas antes que chegue a hora de deitar-se.

A ‘Guia do descanso saudável’ apresenta uma tábua de exercícios para diminuir a tensão e ajudar a conseguir esse necessário repouso. Os exercícios sugeridos se podem realizar unsminutos antes de ir-se à cama, com o fim de reduzir a tensão muscular acumulada durante o dia e de que se possa conseguir um sonho reparador.É possível obter mais informação sobre fisioterapia na página www.cfisiomad.org, para além de conselhos saudáveis em www.consejosdefisioterapia.org e em www.blogpikolindescansoysalud.com.

 

Os colchões, base do sonho

Manter a cama em bom estado. A guia destaca mudar os colchões cada 8 a 10 anos uma vez que, passado esse tempo, não é recomendável o seu uso porque terá perdido as suas propriedades de higiene e conforto. Também recomenda dar a volta aos colchões periodicamente, girando-o de ponta a ponta e de direita a esquerda para que o desgaste durante a sua vida útil seja progressivo.
Sinais de alarme para mudar os colchões. É preciso considerar a sua renovação se a cama tem mais de 8 anos ou quando o somier ou a base de descanso está inclinada, em mal estado ou faz ruídos. Igualmente, se se aprecia que a parte superior dos colchões tem saliências ou deformações. Também se ao levantar-se se advertem dores de pescoço ou costas, cansaço ou falta de energia. Por último, é preciso a mudança quando ao dormir duas pessoas juntas, estas tendem a cair para o centro.

Para ter em conta ao comprar uns colchões. A ‘Guia do descanso saudável’ aponta uns fatores chave para escolher os colchões que mais se adapte às necessidades de um, sob três condições: firmeza para manter uma posição correta nas costas; acolhida agradável graças a uma suave pressão na superfície; e higiene, com umas condições determinadas de umidade e temperatura. preparam para toda atividade física.

Respeitar os ritmos do corpo

  • Na Guia ‘do descanso saudável’, se indica que é importante respeitar os ritmos ditados pelo corpo, porque só o organismo determina as horas necessárias para recuperar-se. Portanto, se não atinge dormir, é aconselhável levantar-se em lugar de dar voltas na cama. Do mesmo modo, o número de horas de sonho adequado para um bom descanso difere em cada pessoa.
  • Por outra parte, é conveniente desenvolver uns hábitos de descanso próprio, como ler, escutar música, tomar um banho ou uma ducha, etc. Continuar estes costumes, antes de dormir, ajuda a relaxar-se.
  • Por último, se aconselha qeu o quarto conte com um grau de umidade ideal, em torno do 60%, e que se mantenha a uma temperatura entre os 18 e os 20ºC. Igualmente, é preciso evitar a luz forte na estadia e os ruídos para propiciar um ambiente tranquilo e acolhedor e, portanto, favorecer o descanso.

Descarrega-te a guia do descanso saudável nesta ligação: Guia do descanso saudável