O envoltório dos sonhos

Decoração têxtil. O recheado nórdico supôs um ‘boom’ no setor.

Em pleno período de descontos, é possível encontrar atraentes descontos e interessantes promoções que convidam ao consumidor a comprar produtos de qualidade a uns preços incríveis. Por isso, este poderia ser um bom momento para renovar a roupa de cama e dar-lhe outro ar ao dormitório. O mercado do descanso contempla um amplo leque de estilos para que a cama seja algo mais que um elemento funcional e se converta em parte fundamental da decoração do lar.

Neste sentido, o recheado nórdico supôs um ‘boom’ no setor . Cumpre a mesma função que o cobertor, a savana e a colcha, mas numa só peça, o que faz que o abrigo na cama seja muito mais leve e a decoração do dormitório, muito mais versátil, uma vez que tão só mudando a capa, se transformará completamente o seu aspeto.

A eleição do recheado nórdico é importante e pessoal, uma vez que é preciso considerar os gostos à hora de dormir e as condições ambientais, da mesma forma que o orçamento com o qual se conta, porque existem grandes diferenças de preço entre os recheados nórdicos de qualidade e os que não o são.

Tipos de edredones

 

Tipos de edredons

A primeira e grande diferença é a que se encontra entre os edredons sintéticos e os naturais. Para os primeiros, Pikolin Home tem um amplo sortido de recheados nórdicos de fibra e microfibra de poliéster, em diversos gramajes e, inclusive, com tratamentos antiácaros, que cobrem perfeitamente a demanda dos seus clientes.

Para o recheado interior, existem muitos tipos de fibra de poliéster. Em Pikolin Home, se optou pelas de alta qualidade, ocas e siliconadas com grande capacidade isolante e muito boa recuperação. Quanto aos tecidos exteriores, a tendência atual é a de utilizar microfibras perchadas com tato muito suave, o que proporciona uma grande ligeireza ao penhor sem que se percam as propriedades isolantes.

A respeito dos edredons naturais, se distinguem entre os de pluma e os de plúmón de ganso ou de pato. Este último se obtém do pescoço e do peito das aves, proporciona maior volume com menor peso e possui mais capacidade termorreguladora, pelo que a maior percentagem de plumón, melhor qualidade do recheado nórdico. Além disso, o tato do plumón é mais agradável e sedoso que o da pluma, que se obtém do resto das partes do animal, uma vez que esta tem uma parte central alongada mais rígida. Quanto ao tipo de ave, os gansos ou gansos têm um plumón com maior capacidade térmica que o dos patos. Esta matéria prima deve submeter-se a rigorosos controles para impedir a proliferação de bactérias.

Ao comprar um edredom destas caraterísticas, é preciso assegurar-se de que o recheado nórdico de plumón deve ter um tratamento ‘downproof’ para evitar que o interior se possa sair fosse do tecido .

Recentemente se estão incorporando aos sortidos edredons nórdicos que incorporam tecidos sintéticos de microfibra que contribuem ligeireza, principalmente, com recheados naturais de plumón, cuja capacidade termoreguladora é dificilmente igualable pelas fibras sintéticas.