Que é o sonambulismo e como sucede

Os sonâmbulos são pessoas que fosse da sua vontade própria vivem uma experiência um tanto particular e curiosa. Eles se levantam em meio da noite, enquanto dormem, podem conversar e realizar uma série de tarefas sem despertarse. É surpreendente como uma pessoa pode ter a capacidade de falar e interagir com seu ao redor enquanto dormem.

Embora a alguns pode parecer-lhes gracioso, ser sonâmbulo está considerado como um transtorno do sonho ou parasomnia, podendo-se dar situações de risco se não pegam as medidas preventivas oportunas.

Que é o sonambulismo

O sonambulismo ou noctambulismo é um transtorno do sonho pelo qual uma pessoa pode fazer diferentes funções motoras de forma automática enquanto dorme. Tal vez se tenha preconcebida a imagem de um sonâmbulo caminhando inestablemente pela casa com os braços em alto, mas nada mais longe da realidade. Um sonâmbulo se encontra muito mais lúcido, mantém os olhos abertos e determinados grau de consciência sobre os seus atos.

Lamentavelmente, esse nível de consciência que apresenta durante esse período de tempo no que se encontram como sonâmbulo não é suficiente para lembrar o que fizeram, inclusive se sentem desorientados ao acordar-se num lugar diferente ao que se tinham ido a dormir.

O processo começa durante o primeiro medio da noite, quando o corpo se encontra no estado mais profundo do sonho (NÃO-REM), o corpo se move ao longo da cama e o cérebro começa a tranquilizar-se. Na fase REM, pelo contrário, o corpo se encontra relaxado enquanto que o cérebro se ativa durante os sonhos. A fase na que se produz o sonambulismo é na NÃO-REM .

Durante esta fase o cérebro já descansa mas o corpo não, momento no que o sonâmbulo começa o seu processo. Estes episódios podem durar uns segundos até quase 30 minutos. Existem diferentes fatores que podem causar o sonambulismo, mas antes de ver-lo, é preciso saber reconhecer a um sonâmbulo.

Como saber se alguém é sonâmbulo

As pessoas com sonambulismo têm as seguintes caraterísticas:

– Se vão da cama enquanto dormem, com frequência na 3ª período do sonho.

– Não acordam com facilidade durante estes factos.

– Não são capazes de lembrar o que fizeram enquanto encontravam-se nesse estado.

– Não apresentam nenhum tipo de desordem física ou mental.

– A sua situação afeta tanto à sua vida pessoal como laboral.

Existem diferentes fatores que, segundo os especialistas, são os causadores do sonambulismo. As mais importantes são as que têm que ver com o fator genético, um nível elevado de stress e uma grande variedade de fatores fisiológicos. Estes episódios acostumam suceder nos sonhos de ondas lentas, sendo mais habitual que os sofram os idosos e os meninos.

Entre as distintas teorias também se acha que entre as possíveis causas podem estar as alterações hormonais, o consumo de álcool, o Alunado, a gravidez, problemas cardíacos ou o consumo de fármacos para dormir, entre outras.

No Pikolin nos preocupa a saúde das pessoas, é por isso que criamos este blog com a finalidade de divulgar toda a informação possível sobre os transtornos do sonho, saúde e hábitos de vida saudável, contribuindo assim a divulgar todos aqueles avanços médicos e investigações relacionadas, que possam supor uma melhoria na qualidade de vida dos afetados e no conhecimento geral sobre a importância da saúde preventiva.