A vida moderna afeta ao relógio biológico

Os seres humanos temos um mecanismo chamado relógio biológico que nos indica o momento indicado para descansar e para estar ativo. Isto se está modificando como consequência da vida moderna que impõe um ritmo de atividade de 24 horas no que os ciclos do sonho se veem afetados.

Qualquer pessoa poderia pensar que só as pessoas que trabalham no turno noturno veem modificado o seu relógio biológico mas nada mais longe da realidade. Russell Foster, da Universidade de Oxford, avisou que atualmente as pessoas dormem entre uma e duas horas menos que faz sessenta anos.

“Somos uma espécie sumamente arrogante, achamos que podemos abandonar quatro mil milhões de anos de evolução e ignorar o facto de que evolucionámos baixo um ciclo de luz e escuridão. O que fazemos como espécies, talvez algo único, é ignorar o relógio. E agir emcontra do relógio (biológico) a longo prazo pode originar sérios problemas de saúde”, afirma Foster sobre os perigos de não ter em conta ao nosso relógio biológico.

A causa desta falta de sonho radica no uso de muitos aparelhos eletrónicos que nos modificam o relógio biológico. O explica Charles Czeisler, da Universidade de Harvard. “A exposição à luz, especialmente a azulada de longitude de onda curta, reajusta o nosso ritmo circadiano a horas mais tarde, adiando a liberdade do hormônio do sonho melatonina e fazendo que seja mais difícil levantar-nos de manhã “, analisa.

A luz azul da que fala Czeister a têm aparelhos tão comuns no nosso uso diário como as lâmpadas de sob consumo, os computadores e as tablets que acostumamos utilizar até justo antes de deitar-nos. Alguns estudos demonstraram que uns ciclos de descanso curto ou os turnos de trabalho irregular afetam ao ritmo do relógio biológico. Isto fez que uma investigação genética tente descobrir como o ir contra o mesmo afeta à saúde das pessoas.

A saúde das pessoas , entendida como um aspeto integral não somente relacionado com o sonho, é amaior preocupação de Pikolin. O nosso objetivo é transmitir toda aquela informação relevante que possa ajudar a conscientizar sobre a importância dos bons hábitos para conseguir uma melhor qualidade de vida.

reloj biológico