É bom dormir com a luz acesa?

Qualquer pessoa que tenha filhos terá acontecido pelo período na que os meninos têm medo à escuridão e lhes pedem aos seus pais que lhes deixem uma luz para dormir.

Evitar o medo à escuridão

Quando as luzes do seu quarto se apagam e se dispõe a dormir…Um monstro no armário ou debaixo da cama pode ser algumas das imaginações de um menino. O problema está na sensação de insegurança do pequeno a escuras.

O principal objetivo dos pais deve de ser tratar de tranquilizar-lhe. Que comprove que eles controlam a situação e está protegido. Deixar-lhe uma luz acesa até que atinge conciliar o sonho é uma opção enquanto se habitua à escuridão mas tem os seus riscos.

Los problemas de los bebés para dormir se pueden solucionar

Prejuízos de dormir com a luz acesa

Existem estudos que evidenciaram os prejuízos que tem para a saúde dormir com alguma luz acesa. Na investigação “Mantém aos seus bebés na escuridão ” publicada pela revista Nature, os investigadores do Medical Center da Universidade da Pensilvânia e o Children’s Hospital da Filadélfia analisaram a informação proporcionada pelos pais de 479 de seus pacientes numa clínica de oftalmologia pediátrica.

O objetivo de tal estudo era estabelecer uma relação entre dormir habitualmente com a luz acesa entre o nascimento e os dois anos de idade e um aumento da miopia.

Os resultados da investigação revelaram que só 10% dos meninos até aos 2 anos que tinham dormido com a luz apagada eram míopes. Por contra, o 34% dos que tinham dormido com uma luz tênue tinham miopia. A última das conclusões que tiraram foi que o 55% dos meninos que tinham dormido com um candeeiro ou lâmpada contraíram a miopia ao alcançar a idade adulta. Esta última cifra é cinco vezes superiores àqueles meninos que tinham dormido a escuras.

Os especialistas certificaram neste estudo que a razão era que os olhos se desenvolvem durante os primeiros anos de vida. Por este motivo, a incidência da luz não repercutia na formação de miopia passados os dois anos de idade.

O facto de que os meninos tenham que ter a luz acesa para dormir representa um problema para a sua saúde. Isto fez que numerosos especialistas se tenham preocupado de dar conselhos para tentar que os pequenos descansem sem ela. Tracy Hogg era uma enfermeira britânica que se fez popular graças ao seu método (“the baby whisperer”) que explicava os seus conselhos para ajudar a dormir aos menores da casa.

Hogg explicava; “os meninos têm que estar cansados para deitar-se. Quando os meninos começam a bocejar, devemos levar-lhe à cama. Não temos que esperar a que se adormeça em nenhum outro lugar.”

Os nervos os identifica Hogg como uma das principais causas da ausência de descanso nos meninos. Para esta especialista, tentar que o bebé se relaxe com frases tranquilizadoras é primordial. Assim mesmo, ressalta a importância de estabelecer umas rotinas do sonho como arma para melhorar o descanso dos nossos filhos.

As rotinas são muito importantes para os meninos pelo que, segundo Hogg, teremos que eliminar aquelas que pensamos que lhe perturbam o descanso.

A Associação Mundial de Educadores Infantis dá uma série de pautas para ajudar a que os meninos tenham um descanso perfeito. No que diz respeito a dormir com luz, recomendam que se o menino o faz, os pais a vão diminuindo pouco a pouco até eliminar-la. Além disso, recomendam explicar-lhe ao pequeno para que eles dormem com a luz apagada e não lhes sucede nada.

Outras recomendações para ajudar ao menino a dormir que dão desde a Associação Mundial de Educadores Infantis são deixar que o menino durma durante o dia com algo de luz natural e os ruídos próprios desse momento para que se habitue aos mesmos, reforçar os seus avanços e, sobre tudo, ser compreensivo.

O descanso é uma atividade vital fundamental durante a qual acontecem uma série de processos de recuperação. Desde Pikolin queremos transmitir a relevância do sonho e a sua relação com a saúde preventiva através da difusão de recomendações como a deste artigo.