O sonho afeta em grande medida no rendimento esportivo

A relação entre o sonho e a recuperação após o desporto em atletas de elite se converteu num tema de grande interesse porque a crescente evidência científica confirma a relação entre os fatores do sonho, os processos cognitivos e a função metabólica.

Num desportista de alto nível, o sistema nervoso central controla todos os aspetos do potencial de rendimento, incluindo a função das habilidades, dos pontuais movimentos biomecânico, as sequências de ativação muscular durante a atividade, os reflexos, bem como innumerables funções fisiológicas relacionadas entre sim; entre elas o sistema central (coração e pulmões), e o sistema periférico (músculos). O fator mais importante no cérebro e nos funcionamento do sistema nervoso central é o descanso. Quando o desportista não descansa o suficiente em qualidade e quantidade de sonho, diversos processos sistémicos imediatos causam uma deterioração significativa do rendimento físico.

Em primeiro lugar, o sistema nervoso central e o cérebro se veem comprometidos na sua capacidade para transmitir os impulsos aos músculos. Este processo inclui a velocidade de transmissão de tais impulsos, bem como o tempo de reação e reflexo.

Em segundo lugar, os pensamentos, ou processos funcionais cognitivos do cérebro se alteram enormemente. O processamento, avaliação, determinação, concentração, seguimento visual se veem comprometidos de forma imediata.

endimiento deportivo y descanso

O stress físico que os atletas sofrem todos os dias, os põe em maior nível de dívida de sonho e fadiga. A fadiga é um estado no que a energia perdida supera à energia disponível. A perda de qualidade do sonho aumenta claramente este fenômeno. Parece muito provável que os processos anabólicos (aumento de uma capacidade) e catabólicos (diminuição de uma capacidade) estão envolvidos em grande medida nos funcionamento musculares. Littelhales relaciona as alterações provocadas por uma má qualidade do sonho em desportistas, entre o sucesso e o fracasso nas suas atividades. Uma pessoa que não descansa bem e não tem requisitos especiais para a atividade física, se enfrenta a muito menos traumas que um atleta, quem deve treinar ou competir.

Pikolin procura o conforto físico de todos os desportistas e põe à sua disposição colchões que lhes ajudarão a descansar para poder render ao máximo na sua atividade esportiva.