Nueva fábrica de Pikolin en Zaragoza

Nova fábrica de Pikolin em Zaragoza

Grupo Pikolin começa a construção de uma nova fábrica, referente a nível internacional, para a que investirá 50 milhões de euros que substituirá às instalações atuais.

Complexo pioneiro na Europa e no mundo

A intenção da companhia com estas instalações é adaptar-se ao futuro e converter-se na pioneira do setor do descanso. O conselheiro delegado do Grupo, José Antonio González, o explica nos seguintes termos: “Queremos  continuar crescendo e este projeto está concebido de tal maneira que contempla as necessidades para o crescimento do Grupo nos próximos 20 anos.  É o nosso projeto de futuro”, afirmou durante a apresentação.

Prevista para estar em funcionamento a começos do ano 2017, a fábrica projetada em PRAÇA está situada numa parcela de 217.000 m2 junto ao armazém logístico de 32.000. Estas instalações converterão a Pikolin numa empresa pioneira uma vez que supõe o maior e mais moderno complexo logístico-industrial da Europa e um dos maiores do mundo no setor do descanso.

La ubicación de la nueva fábrica de Pikolin es en Plaza

Liderança no setor do descanso pensando no cliente

González enumera outro dos objetivos que persegue Pikolin com a sua nova fábrica. “Calculámos que poderemos ultrapassar em meio dia o tempo de entrega do produto ao cliente, e isto, para além das vantagens para o consumidor, representa otimizar um fator crítico de competitividade no nosso negócio”, aponta. Outra das vantagens é a situação da plataforma logística. “Quando buscamos a situação para o novo armazém, nos decidimos pelo lugar atual dado as não melhoráveis condições logísticas da zona: fácil acesso por ferrovia e à rede de autoestradas”, reconhece o conselheiro delegado do Grupo.

O Grupo Pikolin aumentou o seu faturamento um 4,5% no último exercício, o que situaria as vendas em 352millones €. Segundo o estudo realizado por GFK, Pikolin cresceu no setor do descanso lar um 11,7% enquanto que o conjunto do setor o fez num 8%. Isto referenda a sua liderança, algo que também acontece no segmento hoteleiro.

José Antonio González afirma que Pikolin se converteu  “no primeiro grupo familiar do setor na Europa e mantivemos a liderança tanto em Espanha como em França, apesar da difícil conjuntura económica”. Os dois fatores chave para atingir-lo foram a redução da dependência do mercado doméstico, graças a um ambicioso plano de expansão internacional, e a diversificação empreendida permitem ao Grupo Pikolin estar nos três segmentos do mercado do descanso: doméstico, hosteleiro e sanitário.

O futuro também se apresenta fagueiro para Pikolin. Os esforços se concentrarão na construção da nova fábrica e em aproveitar o crescimento do mercado para consolidar posicionamentos e alguns dos projetos iniciados nos últimos anos, como Pardo ou as aquisições do sudeste asiático. A combinação de presença tanto em mercados maduros, onde a empresa compete duramente por cada ponto de quota, como noutros onde há ainda muito por construir, se converteu uma das fortalezas do Grupo.