Nova fábrica de Pikolin em Zaragoza

Grupo Pikolin começa a construção de uma nova fábrica, referente a nível internacional, para a que investirá 50 milhões de euros que substituirá às instalações atuais.

Complexo pioneiro na Europa e no mundo

A intenção da companhia com estas instalações é adaptar-se ao futuro e converter-se na pioneira do setor do descanso. O conselheiro delegado do Grupo, José Antonio González, o explica nos seguintes termos: “Queremos  continuar crescendo e este projeto está concebido de tal maneira que contempla as necessidades para o crescimento do Grupo nos próximos 20 anos.  É o nosso projeto de futuro”, afirmou durante a apresentação.

Prevista para estar em funcionamento a começos do ano 2017, a fábrica projetada em PRAÇA está situada numa parcela de 217.000 m2 junto ao armazém logístico de 32.000. Estas instalações converterão a Pikolin numa empresa pioneira uma vez que supõe o maior e mais moderno complexo logístico-industrial da Europa e um dos maiores do mundo no setor do descanso.

Liderança no setor do descanso pensando no cliente

González enumera outro dos objetivos que persegue Pikolin com a sua nova fábrica. “Calculámos que poderemos ultrapassar em meio dia o tempo de entrega do produto ao cliente, e isto, para além das vantagens para o consumidor, representa otimizar um fator crítico de competitividade no nosso negócio”, aponta. Outra das vantagens é a situação da plataforma logística. “Quando buscamos a situação para o novo armazém, nos decidimos pelo lugar atual dado as não melhoráveis condições logísticas da zona: fácil acesso por ferrovia e à rede de autoestradas”, reconhece o conselheiro delegado do Grupo.

O Grupo Pikolin aumentou o seu faturamento um 4,5% no último exercício, o que situaria as vendas em 352millones €. Segundo o estudo realizado por GFK, Pikolin cresceu no setor do descanso lar um 11,7% enquanto que o conjunto do setor o fez num 8%. Isto referenda a sua liderança, algo que também acontece no segmento hoteleiro.

José Antonio González afirma que Pikolin se converteu  “no primeiro grupo familiar do setor na Europa e mantivemos a liderança tanto em Espanha como em França, apesar da difícil conjuntura económica”. Os dois fatores chave para atingir-lo foram a redução da dependência do mercado doméstico, graças a um ambicioso plano de expansão internacional, e a diversificação empreendida permitem ao Grupo Pikolin estar nos três segmentos do mercado do descanso: doméstico, hosteleiro e sanitário.

O futuro também se apresenta fagueiro para Pikolin. Os esforços se concentrarão na construção da nova fábrica e em aproveitar o crescimento do mercado para consolidar posicionamentos e alguns dos projetos iniciados nos últimos anos, como Pardo ou as aquisições do sudeste asiático. A combinação de presença tanto em mercados maduros, onde a empresa compete duramente por cada ponto de quota, como noutros onde há ainda muito por construir, se converteu uma das fortalezas do Grupo.