Os benefícios do sonho

Saúde e sonho estão claramente relacionados, tal e como constatam numerosos estudos médicos e científicos. Por isso é preciso ter em conta a importância que tem o descanso no organismo. Neste sentido, é recomendável escolher uns bons colchões que permita beneficiar-se de todos os processos reparadoras que se produzem durante os períodos do sonho e que se podem classificar da seguinte maneira:

  • O sistema nervoso. O descanso ajuda a conservar as integridades do circuito neuronal implicado nos processos de memória e de aprendizagem.
  • O sistema imunitário. O sonho está envolvido em numerosos processos omeostáticos do organismo, por isso dormir bem fortalece as defesas e aumenta a resistência do corpo às doenças.
  • A círculação sanguínea. Da mesma forma que o coração, o aparelho circulatório realiza um menor esforço que durante o dia pelo regulamento do sistema neurovegetativo.
  • O aparelho locomotor. Durante a fase IV do sonho e no período REM, no que se dá uma maior atividade cerebral, se produz um relaxamento completo do aparelho locomotor. Os músculos, articulações e a coluna vertebral se liberam da tensão acumulada durante o dia. Além disso, no transcurso da noite, se regeneram os tecidos do corpo.
  • Enquanto se adormece, diminui a despesa energética e esta economia de energia se utiliza em funções reparadores internas. A taxa metabólica durante o sonho se reduz um 10 e 15%.
  • Coração. Enquanto se adormece, a frequência cardiaca é mais lenta e se produz uma diminuição dos hormônios relacionados com o stress, que são cortisolo, adrenalina e noradrenalina. Ao mesmo tempo, há um aumento da melatonina, relacionada com o sonho e o relaxamento. Os tecidos e células coronárias se beneficiam da ação reparadora que se produz pela liberdade do hormônio de crescimento (GH) e a melatonina. Em humanos, um pico na secreção de GH se observa associado ao sonho profundo, ou seja, aos estados III e IV, s e o 70% de tal secreção de GH acontece durante a noite.
  • A vista descansa profundamente e se regenera a rodopsina, o pigmento sensível à luz. Assim se recupera do esforço que realiza durante o dia, devido a trabalhos que obrigam a fixar a vista.
  • Talvez é o tecido que mais se beneficia durante o sonho. A pele da cara é a zona onde mais se reflete o cansaço de todo o dia. Após um sonho reparador, o rosto recupera a saúde e o frescor de forma notável. Durante a noite, o fluxo sanguíneo cutâneo aumenta, de maneira que favorece as mudanças celulares que eliminam as toxinas acumuladas durante o dia e se contribuem os nutrimentos necessários para a recuperação celular.
  • Atividade cerebral. Se comprovou que o sonho é imprescindível para a saúde mental, pois uma má qualidade de sonho está relacionada com uma maior probabilidade de padecer depressão e com o aumento da ansiedade e a irritabilidade, entre outros transtornos similares. O sonho também permite reelaborar e fixar as experiências e as aprendizagens vividas durante o dia para converter-las em lembranças permanentes e nítidas.

Nutrição e exercício, essenciais

Tão importante como o exercício ou mais é a alimentação. Quanto mais equilibrada seja a dieta, mais sanos estaremos, mais ativos seremos e melhor aspeto teremos. Para isso, é importante continuar uma série de conselhos:

1.           Não saltar-se nunca o pequeno-almoço. E que inclua sempre cereais e fruta.

2.           .            Evitar sempre que se possa os alimentos altos em gordura e em hidratos de carbono. Pode ser aconselhável utilizar uma tábua de alimentos que indique o índice glucémico dos hidratosde carbono, isto é, a velocidade com a qual são absorvidos pelo corpo.

3.           Fazer cinco comidas ao dia, pequeno-almoço, comida e jantar mais dois tentempiés sanos a meia amanhã e meia tarde.

4.           A fruta e a verdura devem aparecer em cada comida.

5.           Não é preciso esquecer beber em torno dos dois litros de água por dia e evitar em todo o possível a cafeína e as bebidas doces e gasosas.

Para um descanso reparador, prova a nova e revolucionária tecnologia EuroTOP® de Pikolin Visita um distribuidor e descobrirás a diferença.

Os especialistas aconselham que os meninos de 5 a 12 anos durmam entre 10 e 11 horas ao dia . Os adolescentes devem dormir entre 8,5 e 9,5 e o número médio dos adultos é dentre 7 e 8 horas.

O exercício físico também efeito essencial para o nosso descanso. Há algumas atividades que efeito muito benéfica para ajudar-nos a conciliar o sonho. Estas são:

  • Tonificación muscular. Este exercício de resistência provoca o aumento da densidade óssea, ao armazenar melhor o cálcio. Além disso, se incrementa a taxa metabólica ou despesa calórica diário, e os músculos consomem mais ‘combustível’ quando estão em repouso, pelo que se precisam de mais calorias para manter-lo. Por último, melhoria a capacidade e a aparência física, e reduz as moléstias musculares.
  • Especialmente o trabalho aeróbico, quando se prolonga o suficiente no tempo, consome uma quantidade de gordura importante.Ajuda a reduzir o chamado mal colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL).Outra das suas vantagens é a produção de endorfinas, que dão sensação de prazer e conforto. Está comprovado cientificamente que é o ideal contra qualquer desajuste psicológico.
  • Flexibilidade ou estiramentos. Estão sendo os protagonistas de muitos estudos recentes de neurofisiologia. Com estes exercícios, se consegue relaxar o corpo, reduzindo a tensão muscular. Por sua vez, aumenta a sensação de conforto. Por outra parte, melhoram a mobilidade geral, de maneira que flexibilizam os músculos que podem ter ficado algo rígidos após um período de esforço excessivo. Finalmente, previnem lesões musculares e preparam para toda atividade física.