Síndrome das pernas inquietas

O Síndrome de Pernas Inquietas ou SPI é uma alteração de origem neurológica que provoca moléstias nas extremidades inferiores, principalmente, enquanto se está em repouso, como sucede ao estar sentado ou tombado. Estas moléstias provocam a necessidade de levantar-se, caminhar ou mover-se, uma vez que com o movimento, as incômodas sensações cessam.

Um 10% da população padece o síndrome de pernas inquietas

Entre um 5 e um 10% das pessoas padecem este transtorno com independência do seu sexo. Pode apresentar-se a qualquer idade, sendo mais habitual a partir dos 40 anos.

O Síndrome de Pernas Inquietas é um dos transtornos conhecidos que pioram a qualidade do sonho, originando sonolência ao longo do dia , bem como quadros de ansiedade e depressão que afetam gravemente à qualidade de vida dos doentes.

Os pacientes acostumam descrever os sintomas como desassossego, formigamento, cãibras, picadas, nervosismo, dor e pernas loucas, entre outros.

O SPI se caracteriza por:

– A necessidade irreprimible de mover as extremidades

-Começo ou piora dos sintomas nos períodos de repouso, como sentados numa cadeira ou numa viagem de várias horas.

– Cessação das moléstias com o movimento. O paciente se sente aliviado quando se levanta ou caminha.

– Piora dos sintomas ao chegar a noite. Esta caraterística é a principal responsável de que o paciente tenha verdadeiros problemas para conciliar o sonho.

O SPI impede um descanso de qualidade

O Síndrome de Pernas Inquietas acostuma ter uma evolução de caráter crônico e progressiva, provocando alterações no sonho da maioria dos pacientes, aproximadamente num 80%.

Para o diagnóstico da doença é necessário conhecer o antecedentes familiar do paciente. A existência de SPI na família e os tratamentos aos que responderam favoravelmente. Além disso se acostumam realizar analíticas para comprovar os níveis de ferro em sangue, estudos no laboratório do sonho , estudos de electromiografía e condução nervosa.

Para o tratamento da doença existem medidas farmacológicas e não farmacológicas. Entre o não farmacológicas se recomenda manter um horário de sonho regular, praticar desporto suave ao final da tarde e evitar o consumo de substâncias excitantes como o café, o tabaco e o álcool.

Em Pikolin nos preocupa a saúde das pessoas, é por isso que criamos este blog com a finalidade de divulgar toda a informação possível sobre os transtornos do sonho, saúde e hábitos de vida saudável, contribuindo assim a divulgar todos aqueles avanços médicos e investigações relacionadas, que possam supor uma melhoria na qualidade de vida dos afetados e no conhecimento geral sobre a importância da saúde preventiva.