Cafeína, inimiga do sonho

O consumo abusivo de cafeína pode provocar nervosismo, ansiedade e, portanto, um descanso inadequado.

Tomar um par de cafés e algum refresco ao dia é uma prática bastante habitual para algumas pessoas. No entanto, poucas delas são conscientes de que um consumo abusivo deste tipo de bebidas pode provocar alterações no sonho. Mas,   que componente é o que impede dormir?

A cafeína, bem como outros estimulantes, são altamente consumidos na sociedade atual, devido aos ritmos de trabalho e estudo. Com eles, se consegue permanecer desperto, ativo e concentrado, no entanto uma dose excessiva pode chegar a alterar o sonho e, inclusive, produzir insônia.

Se bem que é certo que uma ingestão moderada de cafeína ao longo do dia não interfere no descanso, tal e como explicam desde o Instituto do Sonho, a ingestão alta e regular sim que pode perturbar-lo. Além disso, desde o instituto, recomendam evitar o consumo de estimulantes nas últimas três ou quatro horas antes de iniciar o sonho.

a ingestão desta substância em altas dose pode provocar efeitos nocivos na saúde e o sonho, uma vez que encurta as fases mais profundas do sonho REM e alonga as mais leves.

A Associação Americana de Medicina, da sua parte, recomenda não tomar mais de 300 mg de cafeína ao dia, ou seja, entre três e quatro cafés ou entre seis e oito xícaras de chá.

Por que provoca stress?

A cafeína é uma substância natural que se encontra nas folhas, sementes ou frutos de mais de 63 plantas em todo o mundo. Os produtos mais comuns e conhecidos que contêm esta substância são o café, o chá, a erva mate, as bebidas carbonatadas e o chocolate. Não obstante, a quantidade de cafeína presente nestes alimentos difere em função do método de elaboração, o carregada que esteja a infusão e a variedade da planta. Por exemplo, o chá preto tem mais que o verde.

Cafeína, enemiga del sueño

A absorção desta substância se produz uma meia hora depois da sua ingestão. Então, age como um estimulante do sistema nervoso, para além de que tem a capacidade de aumentar a liberalização de cortisol, o hormônio do stress. No seu livro ‘O mundo da cafeína ’, Alan Bennett Weinberg e K. Bonnie Bealer apontam que a ingestão desta substância em altas dose pode provocar efeitos nocivos na saúde e o sonho, uma vez que encurta as fases mais profundas do sonho REM e alonga as mais leves. Também produz um aumento da tensão muscular e faz que a pessoa se mova muito na cama. Além disso, se incrementam as possibilidades de que o sonho seja interrompido por ruídos durante a noite. A cafeína pode produzir nervosismo, ansiedade, irritabilidade e dores de cabeça. Como é uma substância diurética, aumenta a micção, o que interrompe o sonho.

Não obstante, é necessário ter em conta que os efeitos que produz a cafeína dependem muito de cada pessoa.

Que podes fazer para dormir bem?

Aquelas pessoas às que lhes custe conciliar o sonho, podem tomar substâncias depressivas do sistema nervoso que lhes ajudem a relaxar-se. Algumas delas são a alfazema, a melissa, a pasiflora, a papoula da Califórnia, a kava e a witania. A estas plantas, se lhes soma a valeriana, muito popular, mas algo mais forte que o resto. São, além disso, produtos fáceis de encontrar no mercado, sobre tudo em farmácias. Para mais informação sobre estas e outras plantas medicinais, se pode aceder ao site www.fitoterapia.net.

Outros conselhos para conciliar o sonho se podem encontrar na Guia ‘do descanso saudável’, lançada por Pikolin e a Ordem Profissional de Fisioterapeutasda
Comunidade de Madrid,
na que se recopilam chaves para um sonho reparador, como evitar o álcool, as comidas copiosas e os cigarros antes de dormir.
Para mais informação, visitar a página www.cfisiomadrid.org.