Sono REM: o que é, porque é importante e para que é?

Talvez já tenha ouvido falar do sono REM, mas sabe realmente o que é? Neste artigo, dizemos-lhe o que é e porque é tão importante para o nosso descanso.

O que é sono REM?

O sono REM é uma das várias fases do sono atravessada pelo nosso corpo atravessa durante a noite.

Esta fase REM do sono é uma das mais conhecidas e das que mais se ouve falar.

A sigla REM significa “Rapid Eye Movement”, ou movimento rápido dos olhos em português. Durante esta fase, o nosso cérebro está ativado e é nesta altura que começamos a sonhar. É também caracterizada por ser a fase do sono profundo, pelo que quanto mais tempo permanecermos nesta fase durante a noite, mais descansados nos sentiremos.

Durante a noite, temos vários ciclos de sono repetitivos, pelo que podemos passar pelo sono REM várias vezes durante a noite.

Nesta fase do sono, o que acontece é que o nosso cérebro começa a ficar mais ativo e processa-se o armazenamento de memórias e aprendizagens. Tudo isto ajuda a melhorar o nosso humor.

Qual é a importância do sono REM para o corpo e a mente?

A quinta etapa do sono, a fase REM, também ajuda a assimilar todas as aprendizagens adquiridas ao longo do dia. É por isso que é tão importante que o nosso corpo passe por esta fase todas as noites.

Para melhorar o seu descanso e conseguir alcançar a fase REM do sono durante a noite, recomendamos vários cuidados antes de ir para a cama:

  • Estabeleça uma rotina de sono. Tente ter a mesma rotina todas as noites antes de se deitar. Isto ajudará o seu corpo a habituar-se e a associar estas ações ao adormecer.
  • Evite muita luz e ecrãs. Crie um ambiente relaxante e calmo, desligue todas as luzes brilhantes e tente manter-se afastado dos dispositivos eletrónicos que o deixam mais alerta.
  • Relaxe. Encontre a técnica de relaxamento melhor para si e ponha-a em prática antes de dormir, pois isso ajudará a ter um descanso de melhor qualidade.

Como o sono REM afeta o humor e as emoções?

Se, depois de uma noite má, se sentir mais negativo e menos paciente, não pense que se trata de uma coincidência. Como já referimos, descansar adequadamente afeta o nosso humor.

É por isso que é tão importante descansar devidamente. Ao passar pela fase REM durante o sono, o nosso corpo regula as nossas emoções e sentimo-nos com mais energia.

Além das recomendações acima mencionadas, outro fator muito importante que afeta a qualidade do descanso é o tipo de colchão e de almofada utilizado.

Se quiser começar a descansar tranquilamente, recomendamos-lhe o nosso conjunto Doces Sonhos. Com este conjunto que inclui um colchão de visco e espuma e um sommier com arrumação, poderá desfrutar de um descanso de qualidade. Além disso, este conjunto é completado por duas almofadas, tornando a cama mais agradável.

Qual é a duração média do sono REM?

Já falámos sobre as curiosidades do sono REM, mas, na verdade, quantas vezes passamos por esta fase do sono durante a noite?

A primeira coisa a saber é que esta fase representa cerca de 25 % do tempo que passamos a dormir. Acontece cerca de uma hora e meia após nos deitarmos. Esta é a fase em que começamos a sonhar e, embora possa parecer que sonhamos durante horas, só o fazemos durante 15 a 30 minutos.

Podemos passar por esta fase REM até 6 vezes numa noite, uma vez que os ciclos de sono se repetem. Quantas mais vezes passar por este ciclo, mais descansado se sentirá.

Se notar que não tem um descanso de qualidade, recomendamos que renove a sua cama. Para isso, criámos o recomendador de colchões Pikolin, que o ajudará a escolher o novo colchão de uma forma fácil e personalizada.