As consequências de falta de sonho na pele

A jornalistaSarah Chalmers do diário britânico Daily Mail, se tem submetido a uma privação de sonho controlada durante cinco dias para comprovar os efeitos negativos da falta de descanso no rosto.

As consequências do experimento, que fazia parte de uma investigação realizada pelo Centro do sonho de Londres, ficou refletida em várias fotografias da cara da jornalista, difundidas através de Facebook, onde se vê refletido a deterioração sofrida durante os dias nos que o descanso foi menor.

A investigação se dividia em duas fases. Durante a primeira os sujeitos deviam dormir a quantidade de quatro horas num dia e observar os efeitos que sofria o organismo. Na segunda fase à que submetiam-se após três jornadas de descanso, consistia em reduzir num 25% o tempo que os especialistas recomendam dormir ao dia durante 5 jornadas.

Efectos negativos en la cara privación de sueño

Diferenças entre o antes e o depois

Sarah Chalmers de 46 anos, dormiu um total de seis horas durante cinco dias utilizando o horário utilizado por muitos dos trabalhadores ingleses, de onze da noite a cinco da manhã. Após esta privação de sonho, a imagem que pegou demonstrava que a pele se tinha voltado mais avermelhada, tinha perdido brilho e os poros da cara estavam mais abertos.

Para além das consequências visíveis, a jornalista também noto outros efeitos fisiológicos como o aumento considerável de apetite, o desejo de comer alimentos doces e experimentou uma maior tristeza, irritação e ira. “Desde faz dias, estou como olvidadiza, torpe e alterada… E todo porque tenho passado a semana dormindo seis horas, da mesma forma que muitas mulheres” afirmou Chalmers no seu diário.

Segundo o Dr. Irshaad Ebrahim do Centro do sonho de Londres, as consequências negativas da falta de descanso se poderiam representar de forma metafórica mediante o seguinte exemplo, “É como se estivesses conduzindo o seu carro por uma cova dia após dia; este se vai danificando mais e mais, e da mesma forma que sucede com o carro, também o dano no seu corpo aumenta quanto mais tempo se priva um de sonho”.

Em Pikolin somos conscientes que o descanso e a saúde estão totalmente relacionados, tal e como constatam numerosos estudos médicos e científicos. Durante a noite não só dormimos e descansamos, o nosso corpo aproveita para iniciar uma série de processos que servem para, de maneira didática, fazer as tarefas de manutenção.