O descanso numa regata transocéanica

Entre junho de 2013 e novembro de 2014, os doutores especialistas no sonho  Eduard Estivill e Carla Estivill-Domènech, trabalharam numa investigação para determinar uma série de pautas que ajudem a uma navegação descansada e efetiva.

Este estudo pioneiro, por ser o primeiro que investigou as caraterísticas do descanso durante uma regata, foi possível graças à tecnologia Kronowise, desenvolvida pelo catedrático de Cronobiología Juan Antonio Madrid.

O controle dos regatistas da embarcação GAES Anna Corbella e Gerard Martin, permitiram obter um programa de repouso individualizado, que lhes permitiu melhorar a sua recuperação física e mental na próxima edição da Barcelona World Race, o passado 31 de dezembro.

Regata Pikolin

O sonho de cada navegante

A investigação supôs  o estudo do descanso de cada regatista, tanto em estado basal, ou seja, quando não está navegando, como durante os seus treinos em duas regatas desde Barcelona até Menorca e Malta.

Não respeitar os ciclos do sonho profundo, onde se produz a recuperação física, e do sonho REM, que supõe o descanso intelectual, pode gerar:

  • Consequências físicas, o cansaço pode dar lugar à toma de decisões errôneas.
  • Consequências psicológicas, com o aparecimento de alucinações.

Como dormir numa regata

Apesar de ser um sonho fracionado, a média de horas de descanso entre seis e sete, permite um repouso efetivo e um bom comportamento cognitivo, segundo o estudo.

Tão importante como as horas de descanso é a forma na que se adormece, pelo que a investigação completou o programa de cada navegante com uma série de recomendações:

  • Devido às mudanças horários, se aconselha começar o dia quando sai o sol.
  • É necessário que nos beliches se coloque uns colchões.
  • Dormir com travesseiro e máscara.
  • Utilizar rolhas para os ouvidos.

A ausência de luz e ruído, somado a uma maior comodidade, permite que o regatista durma com maior profundidade, o que repercute no seu estado físico e mental.

Como afeta a competição a cada participante se observou mediante um teste de rendimento cognitivo antes de sair ao mar, momento em que se completa nuns 25 segundos e ao chegar ao porto, “onde um navegante chegou a demorar mais de 3 minutos, devido à sua deterioração”.

Embora se trata de um estudo individualizado, destinado a observar o descanso numa regata transoceánica, o doutor Estivill acrescenta a possibilidade de que estas recomendações possam chegar além dos eventos esportivos e ser aplicada a trabalhadores com sonho interrompido outurnos de noite como bombeiros e polícias.

Desde Pikolin queremos pôr de relevo a importância do sonho. Por isso divulgamos estudos interessantes sobre o sonho nas diferentes situações da vida. O sonho é o que permite ao nosso organismo realizar umas funções essenciais que lhe permitem levantar-se de manhã com a energia suficiente como para enfrentar o dia.