Os transtornos do sonho II

O ritmo de vida atual nos levou a reduzir as horas de descanso e a normalizar o facto de que esse descanso seja de pior qualidade.

transtornos do sonho dos que não somos conscientes de padecer-los e que confundimos entre os efeitos colaterais da vida atual. O que conseguem é que ao levantar-te de manhã te encontres  mais cansado do que te foste à cama. É importante detectar-los para poder encontrar uma solução que nos permita recuperar um sonho de qualidade.

O seu relógio biológico está apagado

São as três da madrugada e ainda não tens sonho?. O síndrome de fase de sonho atrasado consiste em atrasar o ciclo de sonho vigília em dois ou mais horas. Aproximadamente afeta ao 10% das pessoas que buscam ajuda para a insônia.

Se trata de um erro biológico pelo que o corpo não segrega melatonina, o hormônio do sonho, até às doze da madrugada ou mais tarde, atrasando até à madrugada a hora na que estes indivíduos se vão à cama.

Este síndrome é habitual entre os adolescentes e em alguns casos persiste na idade adulta. Nos casos em que as pessoas que têm este sintoma vejam reduzido as suas horas de descanso a menos de sete horas diárias, terão um maior risco de ter a pressão arterial alta e padecer diabetes. É mais, um recente estudo mostra que as pessoas que se vão a deitar mais tarde e que dormem menos quantidade de horas tendem a experimentar mais pensamentos negativos.

Para conseguir mudar esta dinâmica negativa, é aconselhável melhorar a higiene do sonho, para isso ajudará reduzir o consumo de cafeína, evitar o uso de aparelhos tecnológicos pelo menos noventa minutos antes de deitar-se, não realizar uma atividade esportiva intensa pelo menos 2 horas antes de deitar-se e evitar jantares copiosos. Criar uma rotina com atividades relajantes durante a noite e procurar receber luz solar nas primeiras horas do dia podem ajudar a recuperar o ritmo de 24 horas no seu organismo. Segundo a Dr. Safwan Badr, chefe da divisão pulmonar, cuidados críticos e medicina do sonho na Escola da Universidade de Wayne State de Medicina em Detroit, “no 80% dos casos estas estratégias levam às pessoas a conciliar o sonho antes”.

As suas pernas não param pelas noites

Ao formigamento desagradável e contínuo que sentem algumas pessoas nas suas pernas quando estão deitadas na cama se lhe conhece como síndrome das pernas inquietas e é um transtorno do sonho que se dá num de cada dez indivíduos.

Este Síndrome se relaciona com uma disfunção na forma na que o cérebro processa o neurotransmissor da dopamina embora também se relacionou com um déficit nutricional relacionado com o conteúdo sob em ferro. O Dr. Meir Kryger, professor na Escola de Medicina de Yale aponta que “nas pessoas que têm um sob conteúdo de ferro, as partes do seu cérebro sofrem uma hiperatividade que se traduz numa necessidade de mover as pernas”.

Para tentar acalmar a moléstia, se aconselha utilizar sacolas de gelo, compressas quentes ou dar-se um banho embora não existe uma solução universal. O Dr. David N. Neubauer, professor associado de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins: “Diferentes coisas parecem funcionar para diferentes pessoas “.

Se este comportamento se prolonga no tempo, é recomendável é comparecer a um médico para buscar uma solução definitiva. Em algum caso, um suplemento nutricional que contribuição uma quantidade suficiente de ferro extra pode ser o único tratamento necessário.

Saúde e sonho estão totalmente relacionados, tal e como constatam numerosos estudos médicos e científicos. Durante a noite não só dormimos e descansamos, o nosso corpo aproveita para iniciar uma série de processos que servem para, de uma maneira didática, fazer seustarefas de manutenção.