Significado dos sonhos

Alguma vez acordou com vontade de saber o significado do sonho que acabou de ter? Isso já nos aconteceu a todos e os sonhos são muitas vezes mais reveladores do que podemos imaginar. Neste artigo, dizemos-lhe o que precisa de saber sobre os sonhos, o seu significado e como os interpretar.

Qual é o significado dos sonhos e como interpretá-los?

Os sonhos são muitas vezes um reflexo da nossa vida quotidiana, por isso, é importante dar-lhes a devida importância. O significado dos nossos sonhos pode dar-nos pistas sobre nós próprios ou sobre o que sentimos relativamente ao momento da vida em que nos encontramos.

Na verdade, o mesmo sonho em duas pessoas diferentes pode provocar sentimentos e sensações totalmente contraditórios, e são precisamente estes sentimentos que experimentamos durante o nosso descanso que nos dão a chave para o significado dos nossos sonhos.

Por isso, quando queremos interpretar um sonho, não devemos olhar tanto para as pessoas ou coisas que aparecem, mas sim para os sentimentos que ele provoca em nós, pois é aí que está a chave do que o sonho significa no nosso caso particular.

Como os sonhos podem nos ajudar a entender os nossos sentimentos e emoções

É muito curioso como, durante o descanso, podemos experimentar tantos sentimentos em torno de um acontecimento que nem sequer é real. Isto acontece porque o nosso subconsciente plasma as nossas emoções principais numa situação criada pela imaginação, a que chamamos sonho.

É importante não ficar obcecado com os sonhos nem achar que o que se passa neles se irá reproduzir na realidade, mas devemos sempre ter em mente que eles estão intimamente ligados aos nossos processos psicológicos, já que nascem das nossas memórias e pensamentos.

Apesar de, por vezes, acharmos que os sonhos nos impedem de descansar devidamente, devemos ter em conta a vantagem que nos dão porque, graças a eles e interpretando-os corretamente, podemos aprender muito mais sobre nós próprios.

Desta forma, podemos dizer que os sonhos podem ajudar-nos a compreender os nossos sentimentos e emoções, se observarmos como nos sentimos nestas situações fictícias criadas pelo nosso cérebro e as relacionarmos com as nossas experiências do dia a dia.

O que os sonhos recorrentes significam?

Há muitos tipos de sonhos, alguns mais comuns e outros menos. Entre eles, há um bastante frequente que merece destaque: os sonhos recorrentes. Estes sonhos referem-se frequentemente a acontecimentos difíceis da vida, quer sejam acontecimentos dolorosos ou preocupações.

Muitas vezes, estes sonhos repetem-se desde a nossa infância até à idade adulta, em fases marcantes da vida em que estamos mais stressados ou muito preocupados com um determinado acontecimento.

Sonhar que os dentes caem, que estamos nus à frente de muitas pessoas ou que caímos ao fugir de algo perigoso são exemplos de alguns dos sonhos recorrentes mais comuns.

Estes sonhos repetitivos ocorrem geralmente nos piores momentos das nossas vidas, mas também podem manifestar-se no sentido oposto, como sonhos agradáveis repetidos. Um exemplo disto é quando sonhamos que estamos a voar.

Assim, se em certas fases da sua vida tiver sonhos repetitivos que criam sentimentos negativos, o melhor a fazer é tentar gerir na sua vida real os problemas que o impedem de desfrutar de um descanso tranquilo.

Existem sonhos que são mais significativos que outros?

Calcula-se que o ser humano sonha entre três e cinco vezes por noite e que estes sonhos duram entre 5 e 20 minutos cada. Isto significa que, em média, sonhamos durante cerca de uma hora todas as noites.

É claro que, nesses 60 minutos de sono, haverá momentos mais e menos relevantes.

Para saber a quais devemos dar mais importância, basta considerar as emoções e os sentimentos que cada sonho provocou durante a noite. Neste sentido, os mais significativos serão aqueles que tiveram maior impacto em nós, que são frequentemente os que recordamos mais facilmente e com mais pormenor.

Assim, podemos afirmar que há sonhos mais significativos do que outros, mas não devemos ficar obcecados por nenhum em particular, porque afinal são apenas cenários criados a partir de emoções, ou seja, uma maneira de dar forma aos nossos pensamentos.

Os sonhos têm alguma relação com a realidade?

Como já referimos, é muito provável que os sonhos estejam totalmente relacionados com a realidade, embora não literalmente. Por esta razão, é muito importante fazer uma interpretação pessoal dos sonhos, adaptando-os ao momento que estamos a viver ou às preocupações que nos assolam.

Afinal de contas, é o nosso próprio cérebro que os cria, por isso, é muito provável que o faça com base no nosso dia a dia. De facto, diz-se que os sonhos são uma continuação da nossa vida, mas durante o sono.

No entanto, não existem provas científicas que expliquem porque sonhamos. Alguns profissionais defendem que os sonhos estão inteiramente relacionados com a memória, enquanto outros afirmam que são simplesmente processos fisiológicos do cérebro.

Desta forma, cabe a cada pessoa avaliar se acredita realmente na relação entre os sonhos e a realidade, mas uma coisa é certa: todos nós já nos interrogámos em algum momento sobre o seu significado.

No seu caso, acredita que os sonhos têm um significado verdadeiro?