Prepara as suas noites mágicas

Como decorar o quarto de uma criança

Para uma criança, o seu quarto é um dos lugares mais importantes da casa (se não o mais importante). É um lugar seguro e íntimo onde dormem, brincam, fazem os trabalhos de casa e deixam a sua imaginação correr à solta. Passa grande parte do seu dia no seu quarto e, por esta razão, é muito importante que se sinta confortável e feliz nele.

Neste posto partilhamos consigo uma série de directrizes que farão com que os mais pequenos em casa se sintam verdadeiramente à vontade no seu quarto, desfrutem e tenham um grande descanso no mesmo.

O QUE DEVERIA TER UM QUARTO DE CRIANÇA?

A primeira coisa que uma creche deve ter é uma boa cama que permita que a criança durma confortavelmente. Para isso, é importante escolher um colchão de qualidade que cuide bem do crescimento do corpo da criança. Se o seu filho ainda tiver alguns meses, existem colchões de berço especialmente concebidos para ele.

Para além do colchão, é muito importante equipar a cama com os acessórios certos que cuidam da pele e da saúde dos mais pequenos. Isto inclui roupa de cama, edredões, almofadas, protectores de colchão e capas de colchão. Sempre que possível, optar por materiais respiráveis e amigos da pele que impeçam o excesso de transpiração. Encontrará também excelentes opções para acessórios de berço. Além disso, os acidentes acontecem na infância, por isso recomendamos a escolha de um protector de colchão impermeável e respirável, acolchoado ou não… Todos dormirão mais tranquilamente!

A cama é, sem dúvida, o elemento básico do quarto de uma criança. Mas, se tiver a opção, um guarda-roupa espaçoso e uma mesa pequena à mesma altura também não seria uma má ideia. Também recomendamos incluir um motivo decorativo ou um boneco à sua escolha para personalizar ainda mais o espaço.

COMO DECORAR E ORGANIZAR O QUARTO DAS CRIANÇAS?

Como já dissemos, o quarto é normalmente o lugar mais especial da casa para a criança, o seu refúgio, o seu espaço. Por conseguinte, é aconselhável ter em conta os seus gostos ao decorá-lo, mas fazê-los compreender que o mobiliário, a tinta e os diferentes acessórios estarão lá durante vários anos.

A melhor ideia é equipar o seu quarto com mobiliário funcional, tal como prateleiras e cómodas, que poupa espaço e é mais ou menos simples, sem detalhes frágeis que se possam partir facilmente.

Rapariga a organizar a estante no seu quarto, cheia de livros e brinquedos.

DE QUE COR PINTAR UM QUARTO DE CRIANÇA?

Para descobrir que cor pintar um quarto infantil, o melhor a fazer é perguntar ao seu filho quais as cores que ele prefere e decorar em conformidade. Não pense que, para decorar a sala ao seu gosto, deve estar cheia de cores brilhantes ou ser monocromática, não. Pode, por exemplo, pintar as paredes com uma cor neutra ou pastel clara, e utilizar acessórios para dar um toque de cor que chame a atenção do seu filho (molduras fotográficas, um tapete, uma lâmpada na sua cor favorita ….). Não há limites ou regras quando se trata de decoração!

Além disso, em vez de pintar, pode escolher cobrir as paredes da sala com papel de parede… Há alguns desenhos muito originais que o seu pequeno certamente vai adorar!

Em qualquer caso, deve saber que a ciência já mostrou quais são as cores mais relaxantes para o seu quarto: azul, amarelo e verde (todos os 3 em tons suaves).

COMO DECORAR O QUARTO DE UMA CRIANÇA DE ACORDO COM A IDADE

As crianças crescem num piscar de olhos, e os seus gostos mudam rapidamente em cada fase da infância. Isto significa que um quarto decorado com uma criança de 6 anos de idade em mente, muito provavelmente não será adequado para ele ou ela quando atingir os 16 anos. Partilhamos algumas dicas que podem ajudá-lo:

  • Nos primeiros 3 anos de vida, o mais importante é o conforto e a segurança. Espaços amplos e protegidos (por exemplo, sem esquinas, para que as crianças possam brincar em segurança sozinhas ou com a família). Se possível, pode também ter algumas prateleiras ou caixas de armazenamento à sua altura para que possam aprender a pôr os seus brinquedos em ordem.
  • Entre os 3 e 7 anos de idade, seria aconselhável continuar a ter espaços seguros, com cantos arredondados e tomadas protegidas, mas dando à criança um pouco mais de autonomia. À medida que envelhecem, poderão organizar as suas próprias coisas e usar o seu guarda-roupa, secretária ou mesas de cabeceira.
  • Entre os 7 e 15 anos, as crianças mudam progressivamente os seus hábitos lúdicos, deixando os brinquedos para trás e começando a desfrutar de música, desporto ou jogos de vídeo. Isto exigirá menos espaço de armazenamento. Nesta fase, eles começam a querer sentir-se diferentes dos outros, e muitas vezes querem colocar papel de parede nas paredes, por exemplo, com fotografias ou cartazes das suas celebridades favoritas.
  • A partir dos 15 anos de idade, este desejo de privacidade e diferenciação intensifica-se. Está no meio da adolescência e em breve será um adulto. Pode experimentar decorações com as quais se sinta confortável.
Crianças a olhar pela janela do seu quarto

SABE O QUE É UMA SALA MONTESSORI?

O método Montessori é um modelo educacional que procura permitir às crianças desenvolver as suas capacidades através da sua própria experiência, ganhando independência. Assim, a criança já não é um observador que repete o que o adulto lhe ensina, pelo contrário, é a criança que explora e aprende de forma autónoma, e o adulto apenas supervisiona.

É um método cada vez mais popular, não só nas escolas, mas também na decoração de casas. E, se achar que é correcto para o seu filho, aplique estas directrizes ao desenhar o seu quarto:

  • Criar um espaço que seja livre, muito seguro e onde a criança não esteja em perigo enquanto explora. Isto significa ir tão minimalista quanto possível, com cantos arredondados, tomadas protegidas e espelhos inquebráveis, por exemplo.
  • Optar por móveis adaptados à sua altura, que ele pode manusear fácil e naturalmente.
  • Certifique-se de que a sala é tão brilhante quanto possível, e que as cores são neutras.
  • Manter o espaço livre e arrumado em todos os momentos.

Exemplo de uma sala Montessori