O que se passa com o seu corpo quando dorme bem?

Quando queremos viver de forma mais saudável, é comum que a primeira coisa que nos passe pela cabeça seja adotar uma dieta mais equilibrada ou começar a fazer exercício. Porém, nem sempre nos lembramos de melhorar os nossos hábitos. E, por muito que nos esforcemos em cuidar da nossa alimentação e da nossa forma física, não conseguiremos estar saudáveis se o nosso sono for um desastre. A nossa saúde física e a nossa saúde mental não estarão bem.

EFEITOS DO SONO NO ORGANISMO

Enquanto dormimos, o nosso organismo aproveita para reparar-se, para assimilar o que ocorreu durante o dia e para preparar-se para render o máximo no dia seguinte. Quando não descansamos o suficiente, esses processos de reparação não são realizados corretamente, afetando a nossa rapidez mental, concentração, energia e humor. Explicamos-lhe isto mais detalhadamente a seguir

ALGUNS DADOS CURIOSOS SOBRE O SONO E O QUE ACONTECE ENQUANTO DORMIMOS

  • O cérebro processa a informação recebida durante o dia. Enquanto dormimos, o cérebro não para a sua atividade, longe disso. Durante este tempo, encarrega-se de processar e guardar a informação a que esteve exposto durante o dia. Assim forma, por exemplo, as lembranças a longo prazo.
  • O sistema nervoso simpático relaxa. O sistema é responsável por reagir quando sentimos perigo. E deve também descansar para que o cérebro não esteja continuamente em alerta, podendo desenvolver perturbações, como a ansiedade ou a depressão. Também aumentaria desnecessariamente a tensão arterial.
  • O ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam, assim como o ritmo da nossa respiração e a temperatura corporal. Durante grande parte da noite, o sistema vascular recebe o descanso necessário que necessita e que previne várias doenças.
  • Os níveis de cortisol baixam. O cortisol, também conhecido como a hormona do stress, baixa durante as primeiras horas de sono, subindo novamente para que acordemos. De forma parecida ao ponto anterior, o stress cumpre uma função de proteger o organismo face a perigos, mas quando constantemente segregado, é muito prejudicial.
  • O organismo segrega uma grande quantidade de hormonas. Várias hormonas são segregadas durante o sono, todas com diferentes objetivos. Por exemplo, a melatonina, segregada pela glândula pineal, que controla o ciclo do sono: os seus níveis aumentam durante a noite, favorecendo a sonolência, e diminuem com a luz solar, favorecendo o despertar e o estado de alerta. De igual forma, quando estamos a dormir, a glândula pituitária segrega a hormona do crescimento, que não só ajuda o corpo a crescer, como a repará-lo. Já alguma vez se perguntou porque é que o seu organismo aguenta tanto tempo a dormir sem urinar? Isto deve-se à segregação da hormona antidiurética (ADH) durante o sono, que ajuda a aguentar toda a noite sem ir à casa de banho, enquanto que, durante o dia, costuma ir cada 2 ou 3 horas.
  • Os músculos paralisam. Enquanto estamos na fase REM do sono, aquela em que temos os sonhos mais vívidos, os músculos paralisam. Ainda que se desconheça com certeza este fenómeno, muitos científicos pensam que a sua função pode ser evitar que gesticulemos ou atuemos fisicamente como se estivéssemos a viver o sonho na vida real.
  • O sistema imunitário segrega citocinas que combatem a inflamação. Quando dormimos, o sistema imunitário segrega citocinas, pequenas proteínas que, se estivermos doentes ou lesionados, ajudam o nosso corpo a lutar contra a inflamação, as infeções e os traumatismos.

O QUE SE PASSA SE NÃO DORMIRMOS O SUFICIENTE?

Se não dormirmos o suficiente, essas funções não poderão realizar-se corretamente e o nosso organismo sentirá as consequências. Iremos sentir-nos mais cansados durante o dia, a nossa mente não estará fresca e o nosso humor irá piorar. Na verdade, quando existe uma falta de sono prolongada no tempo, é frequente que se passe mais tempo na fase REM, o que pode causar demasiada atividade cerebral, provocando durante o dia irritabilidade e elevando as possibilidades de sofrer ansiedade ou depressão.

Caso sofra de insónias ou outras desordens que afetam o sono, como a síndrome das pernas inquietas ou apneia do sono, deve sempre consultar um profissional de saúde para tentar corrigi-lo a tempo.

O QUE SE PASSA SE DORMIRMOS DEMASIADO?

Dormir demasiado também é prejudicial para o nosso organismo. Exceder-nos poderá fazer com que, em vez de num sono profundo, caiamos num sono ligeiro, relacionando-se com algumas doenças.

  • Dormir demasiado afeta o estado de espírito, fazendo com que seja mais baixo.
  • Aumenta o risco de padecer de diabetes, porque durante um sono demasiado longo, os níveis de açúcar no sangue sobem.
  • Poderá estar relacionado com várias doenças cardiovasculares.
  • Reduz a capacidade de concentração e a adequada atividade do cérebro durante o dia.
  • metabolismo altera-se quando realizamos menos atividade física e comemos fora dos horários habituais.

Neste sentido, um sono diário de 8 horas é o mais recomendado, saudável e reparador.

DO QUE NECESSITAMOS PARA UM BOM DESCANSO DE VERDADE

  • Uma boa almofada. Sem ela, o nosso pescoço, costas e nuca não poderão relaxar como deveriam, aumentando as possibilidades de sofrermos tensões musculares e de não podermos libertar adequadamente o stress acumulado durante o dia.
  • Um bom edredão de fibra ou de penas. Uma peça indispensável se preferir a comodidade. Uma única peça que mantém a temperatura da sua cama durante a noite, mantendo-o sempre quente e a seu gosto.
  • Um bom protetor ou capa de cama. Não conseguimos dormir de forma tranquila quando sentimos que a qualquer momento podemos manchar o colchão, sendo este muito difícil de lavar. Neste sentido, os protetores de colchão são os seus melhores amigos.
  • Uns bons lençóis. Protegem o colchão e mantêm-no limpo e coberto durante toda a noite.