Cansaço excessivo: Causas e o que se pode fazer

Na rotina do dia a dia, é comum sentir fadiga, mas quando esta se torna excessiva, pode afetar a nossa qualidade de vida. O cansaço excessivo, também conhecido como astenia, é uma condição em que nos sentimos constantemente exaustos, mesmo após períodos prolongados de descanso.

A seguir, vamos falar sobre o que é este cansaço excessivo que nos afecta a todos num momento ou noutro, o que causa esta falta de energia e as medidas preventivas para garantir que o descanso é o mais adequado.

Que é o cansaço excessivo?

O cansaço excessivo, também conhecido em termos médicos como astenia, é um cansaço crónico de origem física ou mental que provoca uma incapacidade de realizar normalmente o seu dia a dia. Isto deve-se à falta de energia, causando dificuldade de concentração e fraqueza muscular permanente.

O cansaço excessivo é uma falta de energia inexplicável, uma sensação de exaustão e desgaste que dificulta a realização das tarefas habituais. Não se resolve com uma noite de descanso, se prolonga por semanas, meses ou anos, dependendo de cada pessoa.

A principal diferença entre o cansaço normal e o cansaço excessivo ou astenia é que não só se está cansado, como também se inclui o fator de não ter vontade de fazer nada.

Homem com os olhos fechados

O que causa cansaço excessivo?

O cansaço excessivo reflecte-se em cada pessoa de forma diferente, seja pela idade (os mais afectados têm entre 15 e 50 anos), pelo sexo (nas mulheres é mais frequente) ou por outras patologias ou doenças. Há também casos em que pode ser de origem emocional.

As principais causas são as seguintes:

  • Privação de sono: Talvez uma das mais importantes, pois é extremamente importante dormir as horas recomendadas (7 a 9 horas) para não se sentir exausto.
  • Estilo de vida pouco saudável: Um estilo de vida sedentário afecta negativamente os nossos níveis de energia e dificulta a obtenção de um descanso adequado.
  • Má alimentação: Uma alimentação desequilibrada e o consumo excessivo de cafeína e álcool aumentam a sensação de cansaço.
  • Stress e ansiedade: A preocupação e a ansiedade constantes podem esgotar a nossa energia e dificultar o descanso.
  • Doenças e medicamentos: Fibromialgia, diabetes, depressão, tiroide hipoactiva são algumas das doenças que causam cansaço excessivo. Além disso, medicamentos como antidepressivos ou anti-histamínicos ou tratamentos como a quimioterapia.

Mulher cansada no sofá

Quais são os sintomas associados ao cansaço excessivo?

A fadiga excessiva manifesta-se através de uma série de sintomas, que podem incluir:

  • Fadiga constante e fraqueza muscular.
  • Dificuldade de concentração e perda de memória.
  • Irritabilidade e alterações de humor.
  • Dores de cabeça frequentes.
  • Perturbações do sono, como insónias ou sonolência diurna excessiva.
  • Falta de concentração e mau desempenho tanto no trabalho como nas actividades diárias.

Mulher sentada

Como posso tratar o cansaço excessivo?

Felizmente, há medidas que pode tomar para combater o cansaço excessivo e melhorar a sua qualidade de vida. Eis alguns conselhos práticos:

  • Estabelecer uma rotina de sono regular e dar prioridade ao descanso: Tente deitar-se e levantar-se à mesma hora todos os dias para regularizar o seu ciclo de sono. Certifique-se de que tem um ambiente de sono calmo e escuro.
  • Controlar o consumo de cafeína, nicotina e álcool: É aconselhável evitar a ingestão destas substâncias nas 4 horas que antecedem o sono.
  • Passe a ter uma alimentação saudável e a praticar uma atividade física regular.
  • Considere a possibilidade de procurar ajuda profissional se os seus sintomas persistirem ou se agravarem.

Mulher cansada durante o trabalho

O que posso fazer para prevenir o cansaço excessivo?

A prevenção da fadiga excessiva é fundamental para manter um estado de bem-estar ótimo. Recomendamos as seguintes medidas:

  • Cuidar da temperatura do seu quarto: Tente ter sempre uma temperatura adequada para o descanso. O ideal é entre 18 e 21 graus.
  • Criar um espaço de descanso adequado: A escolha de uma boa roupa de cama é essencial. Opte por colchões e almofadas de qualidade que satisfaçam as suas necessidades de conforto e apoio.
  • Fazer exercício físico: Fortalecer o corpo, melhorar a resistência física, favorece um sono reparador. 4. Aprenda a gerir o stress: Experimente técnicas de relaxamento como a meditação, o ioga ou a respiração profunda
  • Aprenda a gerir o stress: Experimente técnicas de relaxamento como a meditação, o ioga ou a respiração profunda para reduzir o stress e promover o relaxamento antes de dormir.

O estado de cansaço excessivo pode afetar profundamente a nossa qualidade de vida, mas com as medidas certas, podemos ultrapassá-lo. Desde manter uma rotina de sono regular até escolher a roupa de cama certa, todas as pequenas acções contam. Lembre-se que um sono reparador e a escolha de produtos de qualidade podem fazer uma grande diferença no seu nível de energia diário – dê ao seu corpo o descanso que ele merece e acorde todas as manhãs com uma vitalidade renovada!

Homem idoso cansado num transporte público