Apneia do sono: o que é, como tratar e como prevenir

Já ouviu falar em apneia do sono? Trata-se de uma perturbação noturna e é mais comum do que parece. Vamos agora explicar em que consiste esta síndrome, quais as suas principais causas e o que devemos fazer para a tentar prevenir.

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio que piora a qualidade do descanso. Durante a noite, a pessoa com este problema sofre várias apneias durante o seu descanso. Mas o que é a apneia? É uma pausa na respiração produzida inconscientemente pelo nosso corpo.

Isto acontece quando as vias respiratórias são bloqueadas durante o sono, o que pode causar ressonar. Também pode ser causada por uma diminuição da atividade muscular ou por um aumento do tecido circundante das vias aéreas.

Estes fatores fazem com que o ar não consiga entrar corretamente nos pulmões, o que leva a um aumento dos níveis de dióxido de carbono no sangue, o que por sua vez leva a estas perturbações do sono.

Como qualquer distúrbio do sono, devemos tentar tratá-lo para que a nossa qualidade de sono melhore. Em seguida, indicamos-lhe os principais sintomas para que possa começar a detetar esta situação.

Sintomas da apneia do sono

A apneia do sono afeta entre 4% e 20% da população em geral e muitas pessoas que a têm não têm consciência disso, por isso vamos listar os principais sintomas que as pessoas com esta doença têm:

  • Ressonar alto durante a noite pode ser um dos sintomas da apneia do sono.
  • Cansaço e sonolência durante o dia.
  • Se dorme com alguém e essa pessoa reparou que tem episódios de pausas na respiração.
  • Despertar brusco a meio da noite.
  • Dores de cabeça matinais.
  • Alterações de humor.
  • Acordar com a boca seca ou dor de garganta.

Se pensa que tem apneia do sono e vários destes sintomas se repetem regularmente, recomendamos que consulte o seu médico para que possa avaliar o seu caso específico e fazer um diagnóstico.

Foto de Tim Samuel

Causas da apneia do sono

A apneia do sono resulta do relaxamento dos músculos da parte posterior da garganta. Estes relaxam demasiado e não permitem uma respiração adequada. O que acontece é que quando estes músculos relaxam, ocorre um estreitamento das vias aéreas, o que bloqueia a passagem do ar. 

Quando isto acontece, o cérebro sente esta falta de ar e provoca um pequeno despertar.  Este processo pode repetir-se de cinco a 30 vezes por hora durante toda a noite. Consequentemente, as fases do sono são perturbadas e, por conseguinte, o descanso é de menor qualidade.

Existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de ocorrência de apneia do sono. Um deles é a idade, pois o risco desta doença aumenta com o avançar da idade. As pessoas com asma ou diabetes também estão mais expostas a este risco. Os maus hábitos, como fumar ou ter excesso de peso, contribuem para aumentar a probabilidade de ocorrência.

Quais são as opções de tratamento para a apneia do sono?

Para tratar a apneia do sono, deve consultar um especialista, uma vez que cada doente tem uma situação específica. Nos casos em que a apneia do sono é ligeira, são recomendadas pequenas ações que podem melhorar a qualidade do seu sono.

Uma das recomendações dos especialistas para tratar a apneia do sono é mudar a posição de descanso. Dormir de lado é uma das melhores posições para evitar o fecho das vias respiratórias. Para tal, recomendamos-lhe o modelo de almofada VISCO MEDIUM, específica para dormir de lado.

Se, por outro lado, a perturbação já estiver mais desenvolvida, existem várias técnicas para a tratar. Alguns pacientes são tratados com CPAP (Continuous Positive Airway Pressure). Isto consiste na colocação de um aparelho que proporciona pressão de ar contínua durante toda a noite, o que mantém as vias respiratórias abertas e evita a apneia.

Foto de Valeria Ushakova

Medidas de prevenção da apneia do sono

O que podemos fazer para prevenir a apneia do sono? Em seguida, indicamos-lhe vários hábitos que podem ajudar a prevenir a apneia do sono:

  • Alimentação variada e equilibrada
  • Deixar de fumar
  • Fazer exercício regularmente
  • Dormir de lado durante a noite
  • Evitar bebidas alcoólicas

Em conclusão, ter um estilo de vida saudável é a melhor recomendação para evitar doenças e poder ter um descanso de qualidade.

Se quiser obter as melhores dicas para um bom descanso, recomendamos que leia esta publicação.

Foto de kike vega